Quem é Ja Morant, estrela que lidera boa campanha do Memphis Grizzlies
Jovem revelação tem sido um dos principais destaques da temporada da NBA; lances de efeito são presenças constantes nos highlights da semana
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das revelações que promete ser uma das principais estrelas da NBA no futuro, Ja Morant parece não querer esperar muito para atingir o ápice da carreira na liga americana de basquete. Em sua terceira temporada no profissional, o jovem do Memphis Grizzlies sente cada vez menos a pressão, além de ser um dos jogadores mais imprevisíveis com seus lances acrobáticos.
Draftado em 2019 num ano em que a grande aposta foi Zion Williamson, aos poucos Ja Morant foi mostrando por que foi uma das principais escolhas daquela seleção. No entanto, diferentemente de seu colega que tem sofrido para se manter em quadra, Morant tem só melhorado desde a estreia.
Já no ano passado, a estrela em ascensão conseguiu o feito de levar o Memphis Grizzlies aos Playoffs, após eliminar o Golden State Warriors no play-in, deixando Stephen Curry fora da pós-temporada da NBA. A equipe chegou a vencer o primeiro jogo da série, mas foi eliminada pelo Utah Jazz.
Ainda em 2021, a partir de um elenco jovem, cuja principal estrela é Ja Morant, a franquia de Memphis dava sinais de que o time poderia ter um bom futuro pela frente, sob o comando do técnico Taylor Jenkins.
Porém, para surpresa de muitos fãs e analistas de basquete, o futuro promissor chegou mais rápido do que se previu. Hoje, os Grizzlies ocupam a terceira colocação na Conferência Oeste, podendo ultrapassar os Warriors e assumir o segundo lugar, atrás apenas do Phoenix Suns.
O reconhecimento pela boa campanha vai além da posição na tabela. Atualmente, Ja Morant já é cogitado como MVP da temporada, colocando-se como um dos melhores jogadores da principal liga do mundo. Nos últimos jogos, quebrou por duas vezes o recorde de maior pontuação na carreira, anotando 52 pontos contra o Chicago Bulls, vice-líder da Conferência Leste. Foi o primeiro atleta da franquia superar a barreira dos 50 pontos.
Para além dos números e das primeiras colocações na classificação da NBA, o que chama atenção em Ja Morant é sua atleticidade e jogadas de efeito. Constantemente, o jovem de 1,91 m está nos vídeos de highlights (melhores momentos) da NBA, seja por suas enterradas, seja por tocos nos adversários.
Natural da Carolina da Norte, Morant já se destacava no basquete universitário, mas muitos não acreditavam no seu sucesso. Além da estatura, o jogo de basquete está cada vez mais voltado para pontuação do perímetro (bolas de 3 pontos), influenciado pelo Golden State, dos Splash Brothers Curry e Thompson. Mas não é de hoje que o jovem se motiva diante de um desafio. A ver o que o restante da temporada reserva a ele e sua equipe.