metropoles.com

Que vença o mais… saudável: lesões têm devastado playoffs da NBA

Com a lesão de Giannis Antetokounmpo, já são 10 all-stars que perderam jogos nesta pós-temporada, um recorde na liga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kevin C. Cox/Getty Images/Todd Kirkland/Getty Images/Keith Birmingham/MediaNews Group/Pasadena Star-News via Getty Images
NBA
1 de 1 NBA - Foto: Kevin C. Cox/Getty Images/Todd Kirkland/Getty Images/Keith Birmingham/MediaNews Group/Pasadena Star-News via Getty Images

O Milwaukee Bucks, um dos times considerados favoritos ao título, terá que disputar o Jogo 5 da Final da Conferência Leste sem o seu principal jogador, Giannis Antetokounmpo. Menos mal para o time de Wisconsin que a presença de Trae Young, principal jogador do adversário, o Atlanta Hawks, não está garantida. Situação semelhante viveu o Los Angeles Clippers, que tentou resistir ao Phoenix Suns sem o craque da equipe, Kawhi Leonard.

Lesões fazem parte do jogo. No entanto, para os playoffs da temporada 2020-21, elas têm feito uma parte ineditamente grande jogo. Com a notícia de que Giannis Antetokounmpo desfalcará o Milwaukee Bucks no resto da temporada, o grego se torna o 10º all-star a ficar de fora de pelo menos uma partida no mata-mata da NBA.

Os nomes presentes nessa lista compõem uma verdadeira seleção de alguns dos melhores jogadores da NBA. Além de Giannis e Leonard (Young não foi selecionado para o All-Star Game), também perderam jogos Anthony Davis, James Harden, Kyrie Irving, Donovan Mitchell, Joel Embiid, Mike Conley, Jaylen Brown e Chris Paul. Isso sem falar em nomes como LeBron James ou Kevin Durant, que se lesionaram durante a temporada regular e chegam aos playoffs baleados, longe de suas condições físicas ideais.

“Eles não quiseram me escutar sobre o recomeço da temporada. Eu sabia exatamente o que ia acontecer. Eu só queria proteger o bem-estar dos jogadores, que são o produto e benefícios do nosso jogo. Essas lesões não são apenas ‘parte do jogo’. Elas são o resultado da pura falta de descanso antes do retorno”, reclamou LeBron James em seu Twitter.

Apesar de LeBron fazer parte do sindicato dos jogadores que concordou com a volta da NBA ainda em dezembro, o jogador dos Lakers colocou em evidência algo que muitos torcedores e jornalistas que cobrem a NBA temesse que podia acontecer.

Por causa da pandemia de Covid-19, a temporada passada só foi encerrada em outubro, algo que prejudicou o próprio LeBron James e o Los Angeles Lakers, que foram finalistas e campeões e, no campeonato atual, uma das equipes que mais sofreram com lesões. O próprio LeBron, um atleta com poucas lesões graves na carreira, perdeu 21 jogos devido a uma entorse no tornozelo.

Para tentar atenuar a falta de descanso que os atletas tiveram entre uma temporada e outra, a NBA decidiu diminuir em 10 jogos o campeonato atual. Como a solução não apresentou o efeito desejado, torcedores e analistas já discutem uma possível revisão da temporada regular tradicional, de 82 jogos, uma mudança que implicaria em reduções salariais e de contratos com a TV. A própria liga, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto.

Enquanto isso, os times que restam se viram como podem. Após ter oferecido uma renovação de contrato bilionária a Antetokounmpo e reforçado a equipe com Jrue Holiday e PJ Tucker, o Milwaukee Bucks pintava como uns favoritos para sair de uma fila de títulos que já dura quase 40 anos. A boa notícia é que, segundo o jornalista Zach Lowe, Giannis não apresentou danos nos ligamentos do joelho, e não deve ter seu futuro comprometido pela lesão.

Já a presença de Trae Young — que vem sendo um dos melhores jogadores dos playoffs — é bem menos incerta que a de Giannis para o Jogo 5. O armador do Atlanta Hawks pisou no pé de um árbitro no Jogo 3 e teve uma lesão no osso do tornozelo detectada. Ainda com dores e a mobilidade prejudicada, ele foi desfalque no Jogo 4, mas deve retornar para o próximo confronto.

Do outro lado da chave, na Conferência Oeste, o Los Angeles Clippers lutou bravamente para se manter vivo. Sem Serge Ibaka, que passou por uma cirurgia nas costas, seu principal jogador, Kawhi Leonard, com o joelho direito lesionado, e Ivica Zubac, que também perdeu um jogo por lesão no joelho, a equipe resistiu, brigou e se superou, guiada por Paul George e pelos ajustes do técnico Tyronn Lue.

No fim, no entanto, não foi possível jogar de igual para igual contra uma das equipes mais “inteiras” e bem treinadas da liga no momento. O Phoenix Suns ficou sem Chris Paul por duas partidas no começo da série devido aos protocolos contra a Covid-19. Com a volta do armador, a equipe do Arizona teve seus principais jogadores saudáveis e após vencer o Los Angeles Clippers em seis jogos, está de volta às Finais da NBA.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?