Que vença o mais… saudável: lesões têm devastado playoffs da NBA
Com a lesão de Giannis Antetokounmpo, já são 10 all-stars que perderam jogos nesta pós-temporada, um recorde na liga
atualizado
Compartilhar notícia
O Milwaukee Bucks, um dos times considerados favoritos ao título, terá que disputar o Jogo 5 da Final da Conferência Leste sem o seu principal jogador, Giannis Antetokounmpo. Menos mal para o time de Wisconsin que a presença de Trae Young, principal jogador do adversário, o Atlanta Hawks, não está garantida. Situação semelhante viveu o Los Angeles Clippers, que tentou resistir ao Phoenix Suns sem o craque da equipe, Kawhi Leonard.
Lesões fazem parte do jogo. No entanto, para os playoffs da temporada 2020-21, elas têm feito uma parte ineditamente grande jogo. Com a notícia de que Giannis Antetokounmpo desfalcará o Milwaukee Bucks no resto da temporada, o grego se torna o 10º all-star a ficar de fora de pelo menos uma partida no mata-mata da NBA.
Os nomes presentes nessa lista compõem uma verdadeira seleção de alguns dos melhores jogadores da NBA. Além de Giannis e Leonard (Young não foi selecionado para o All-Star Game), também perderam jogos Anthony Davis, James Harden, Kyrie Irving, Donovan Mitchell, Joel Embiid, Mike Conley, Jaylen Brown e Chris Paul. Isso sem falar em nomes como LeBron James ou Kevin Durant, que se lesionaram durante a temporada regular e chegam aos playoffs baleados, longe de suas condições físicas ideais.
“Eles não quiseram me escutar sobre o recomeço da temporada. Eu sabia exatamente o que ia acontecer. Eu só queria proteger o bem-estar dos jogadores, que são o produto e benefícios do nosso jogo. Essas lesões não são apenas ‘parte do jogo’. Elas são o resultado da pura falta de descanso antes do retorno”, reclamou LeBron James em seu Twitter.
They all didn’t wanna listen to me about the start of the season. I knew exactly what would happen. I only wanted to protect the well being of the players which ultimately is the PRODUCT & BENEFIT of OUR GAME! These injuries isn’t just “PART OF THE GAME”. It’s the lack of PURE
— LeBron James (@KingJames) June 16, 2021
Apesar de LeBron fazer parte do sindicato dos jogadores que concordou com a volta da NBA ainda em dezembro, o jogador dos Lakers colocou em evidência algo que muitos torcedores e jornalistas que cobrem a NBA temesse que podia acontecer.
Por causa da pandemia de Covid-19, a temporada passada só foi encerrada em outubro, algo que prejudicou o próprio LeBron James e o Los Angeles Lakers, que foram finalistas e campeões e, no campeonato atual, uma das equipes que mais sofreram com lesões. O próprio LeBron, um atleta com poucas lesões graves na carreira, perdeu 21 jogos devido a uma entorse no tornozelo.
Para tentar atenuar a falta de descanso que os atletas tiveram entre uma temporada e outra, a NBA decidiu diminuir em 10 jogos o campeonato atual. Como a solução não apresentou o efeito desejado, torcedores e analistas já discutem uma possível revisão da temporada regular tradicional, de 82 jogos, uma mudança que implicaria em reduções salariais e de contratos com a TV. A própria liga, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto.
Enquanto isso, os times que restam se viram como podem. Após ter oferecido uma renovação de contrato bilionária a Antetokounmpo e reforçado a equipe com Jrue Holiday e PJ Tucker, o Milwaukee Bucks pintava como uns favoritos para sair de uma fila de títulos que já dura quase 40 anos. A boa notícia é que, segundo o jornalista Zach Lowe, Giannis não apresentou danos nos ligamentos do joelho, e não deve ter seu futuro comprometido pela lesão.
Já a presença de Trae Young — que vem sendo um dos melhores jogadores dos playoffs — é bem menos incerta que a de Giannis para o Jogo 5. O armador do Atlanta Hawks pisou no pé de um árbitro no Jogo 3 e teve uma lesão no osso do tornozelo detectada. Ainda com dores e a mobilidade prejudicada, ele foi desfalque no Jogo 4, mas deve retornar para o próximo confronto.
Do outro lado da chave, na Conferência Oeste, o Los Angeles Clippers lutou bravamente para se manter vivo. Sem Serge Ibaka, que passou por uma cirurgia nas costas, seu principal jogador, Kawhi Leonard, com o joelho direito lesionado, e Ivica Zubac, que também perdeu um jogo por lesão no joelho, a equipe resistiu, brigou e se superou, guiada por Paul George e pelos ajustes do técnico Tyronn Lue.
No fim, no entanto, não foi possível jogar de igual para igual contra uma das equipes mais “inteiras” e bem treinadas da liga no momento. O Phoenix Suns ficou sem Chris Paul por duas partidas no começo da série devido aos protocolos contra a Covid-19. Com a volta do armador, a equipe do Arizona teve seus principais jogadores saudáveis e após vencer o Los Angeles Clippers em seis jogos, está de volta às Finais da NBA.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.