metropoles.com

Por que chora, LeBron? NBA vê “novatos” baterem veteranos nos playoffs

Pós-temporada mostra que a principal liga do mundo vive momento de transição, com jovens como Devin Booker e Trae Young ditando as regras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christian Petersen/Getty Images/Todd Kirkland/Getty Images
Trae Young Devin Booker
1 de 1 Trae Young Devin Booker - Foto: Christian Petersen/Getty Images/Todd Kirkland/Getty Images

Pela primeira vez em 10 anos, uma final da NBA não terá a presença de Stephen Curry ou LeBron James. A estrela do Golden State Warriors, aos 33 anos, foi eliminada ainda no play-in, pelo Memphis Grizzlies, de Ja Morant. Já King James, aos 36, conheceu sua primeira derrota em uma primeira fase de playoffs graças ao desempenho espetacular de Devin Booker e do Phoenix Suns.

Ja Morant e Devin Booker têm 21 e 24 anos, respectivamente. Ambos estão disputando a pós-temporada pela primeira vez em suas carreiras. No caso do jovem armador do Memphis Grizzlies, estava. A equipe foi eliminada em cinco jogos pelo Utah Jazz, que registrou o melhor recorde da temporada regular. No entanto, o desempenho de Morant chamou a atenção durante todo o campeonato.

Mesmo com a ausência de Jaren Jackson Jr. (outro jovem talentoso da liga) durante grande parte da temporada devido a lesão, Morant liderou a equipe pela segunda temporada consecutiva à zona de classificação de repescagem. No jogo que decretou a eliminação dos Warriors e o fim de uma temporada digna de MVP de Curry, Morant foi a estrela mais brilhante da noite, anotando 35 pontos, seis rebotes e seis assistências.

Na série contra o Jazz, apesar da eliminação, Morant teve médias de 30.2 pontos e 8.2 assistências, colocando o Memphis numa posição competitiva muito antes do esperado.

Já Devin Booker segue firme e forte nos playoffs. Após anos com múltiplos técnicos e escolhas de draft que não resultaram em nada, o Phoenix Suns finalmente arrumou a casa e com um candidato a técnico do ano em Monty Williams e um futuro hall da fama em Chris Paul, a equipe finalmente montou um elenco digno para acompanhar o talento de sua jovem estrela.

Após 10 anos longe dos playoffs, o Phoenix Suns registrou o segundo melhor recorde da NBA (51-21) e pegou logo de cara o atual campeão Los Angeles Lakers. Se aproveitando da vulnerabilidade da equipe de Frank Vogel, que sofreu com lesões e da falta de química de suas novas peças, a equipe do Arizona contou com a liderança de Chris Paul e das contribuições de atletas secundários como Jae Crowder, Cameron Payne e Mikal Bridges para derrotar LA. Porém, a vitória em seis jogos não teria sido possível não fosse o desempenho consistente e em alto nível de Booker, que chamou a responsabilidade para si e acertou arremessos de longa e média distância quando o Suns mais precisava.

No Leste

Se Booker não sentiu nenhuma pressão em seus primeiros jogos de playoffs, no Leste, Trae Young parece ter se alimentado dela. O jovem armador de 21 anos do Atlanta Hawks superou 15 mil torcedores sedentos do New York Knicks no Madison Square Garden para liderar a equipe ao segundo round. Para isso, ele teve que driblar não apenas Julius Randle, Barrett, o técnico Tom Thibodeau e a surpreendente e brigadora equipe dos Knicks, mas também xingamentos, ofensas à sua aparência, vaias e até cuspes.

Com quase 30  pontos e 10 assistências de média, Trae demonstrou ser um daqueles jogadores que gosta do papel de vilão, de provocar e ser provocado.

Confira os confrontos de 2º round dos playoffs (e o que resta do 1º round) da NBA deste fim de semana:

Sábado (5/6):
Brooklyn Nets x Milwaukee Bucks (20h30) – SporTV

Domingo (6/6):
Atlanta Hawks x Philadelphia 76ers (14h) – ESPN

Dallas Mavericks x Los Angeles Clippers (16h30) – ESPN

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?