metropoles.com

Patrocínio do BRB ao basquete do Flamengo polemiza nas redes sociais

Banco de Brasília vai aportar recursos na equipe carioca além de patrocinar o Universo. Ex-jogadores do DF questionaram decisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
BRB, basquete, Flamengo, Universo/Brasília
1 de 1 BRB, basquete, Flamengo, Universo/Brasília - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em cerimônia no Palácio do Buriti, o Banco de Brasília (BRB) assinou, nesta segunda-feira (22/07/2019), dois contratos de patrocínio com os times de basquete profissional Universo/Brasília e Clube de Regatas Flamengo. Dirigentes e atletas dos dois clubes e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) participaram da solenidade. O patrocínio do banco brasiliense ao rival Flamengo motivou discussões acaloradas nas redes sociais. Enquanto flamenguistas apoiam o aporte, que vai fazer de Brasília a segunda casa dos cariocas, torcedores e ex-jogadores da equipe do DF se manifestaram contra.

“Não acreditamos que seja uma repercussão negativa. Acredito que as pessoas não tinham noção da envergadura completa do programa. O projeto trata de que o BRB assume um papel de protagonista no basquete, tanto local quanto nacionalmente. Estamos patrocinando o Universo/Brasília, fizemos uma proposta para o Cerrado, que ainda não foi fechada. Ou seja, cobrimos os dois times de Brasília que têm condição de disputar a primeira divisão”, disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

De acordo com o mandatário da instituição financeira, apesar de ser do Rio de Janeiro, o Flamengo tem o maior percentual de sua torcida em Brasília. “Então, no fundo, estamos privilegiando os torcedores da cidade. O BRB tem planos de expansão, num primeiro momento regional, e do ponto de vista de banco digital, uma expansão nacional. Precisamos de marcas que tenham condição de proporcionar essa exposição positiva”, explicou.

Para o ex-jogador Pipoka, criado nas categorias de base do basquete da cidade, o patrocínio de um banco de Brasília a uma equipe de fora é uma “barbaridade”.

Opinião semelhante tem o também ex-atleta Frederico Rossi. Nascido em Brasília, o jogador é considerado um dos símbolos do basquete local por sempre levar a bandeira do DF nas comemorações dos títulos conquistados pela cidade.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Aí vem essa lembrança, dessa conquista única e maravilhosa para a história da nossa cidade, vem a lembrança de um dia inesquecível, o Nilson Nelson com 18.000 torcedores de BRASÍLIA gritando ao mundo o orgulho de ter o melhor basquetebol do Brasil, sim, há 9 anos seríamos o melhor basquetebol do País e um dos melhores, ou talvez o melhor naquele momento, da América Latina! Feliz e triste ao mesmo tempo por saber que nossa história, a história do esporte mais vencedor da história da cidade não está tendo o devido respeito e incentivo que deveria ter para continuar trilhando o caminho do sucesso e continuar elevando o nome da nossa cidade através do nosso amado basquetebol! O BRB ( Banco Regional de Brasília ) sempre esteve conosco, em todos os momentos, não tem a menor condição que nossa cidade fique sem esse incentivo, não temos entendimento para aceitarmos que nosso BRB patrocine uma equipe fora da nossa cidade, deixando nosso esporte mais desamparado do que já está! Peço que nossos líderes coloquem a mão em suas consciências e lembrem-se que o legado deixado até hoje pelo nosso basquete transformou vidas, mudou pessoas, deu sonhos a elas, e principalmente, elevou o nome de nossa cidade através do esporte e gritou para o mundo que somos uma cidade conhecida muito além da política, somos uma cidade conhecida por termos um dos melhores times de basquetebol da América Latina!!! #RespeitaANossaHistoriaBRB #SomosOBasquetedeBrasília @Uni Basquete (Torcida Uni) #Juntossomosmaisfortes #basquetebolminhavida #Brasiliamerecerespeito

Uma publicação compartilhada por Frederico Rossi (@frossi17) em

O governador Ibaneis Rocha (MDB) defendeu o contrato. Para ele, o GDF decidiu apoiar os rubros-negros a partir do resultado de uma pesquisa de mercado. Segundo o emedebista, o estudo apontou o basquete como o esporte com maior potencial de levar uma imagem positiva do DF no mercado nacional. Nesse contexto, o Flamengo é a equipe mais vitoriosa no cenário nacional, com o maior número de títulos e de torcedores – são 33 milhões. O levantamento mostrou ainda que 59% dos brasilienses torcem pelo Flamengo.

“Nós temos o Flamengo hoje como um grande. Campeão e bem colocado em Brasília com toda sua torcida”, pontuou Ibaneis.

A opinião do governador é consenso entre alguns flamenguistas que se manifestaram nas redes:

 

Solenidade

Entre as autoridades que marcaram presença no evento denominado Brasília capital do basquete, estavam presentes, além do governador Ibaneis Rocha e do presidente do BRB, o secretário de Esportes, Leandro Cruz, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e o presidente da Liga Nacional de Basquete (NBB), Kouros Monadjemi.

 

Michael Melo/Metrópoles
Presidente do BRB defendeu patrocínio ao Flamengo

 

De acordo com Ibaneis, torcedor do Flamengo, a intenção é incentivar um esporte que já tem identidade com a cidade. “Nós temos o Flamengo hoje como um grande time. Campeão e bem colocado em Brasília com toda sua torcida”, pontuou o emedebista.

O anúncio do patrocínio do BRB ao Flamengo traz também ao torcedor brasiliense uma novidade: a cidade será uma espécie de segunda casa do basquete rubro-negro. O vínculo com o clube da Gávea prevê a realização de 30% dos jogos do Flamengo como mandante em Brasília, uma medida inédita. Existe também a possibilidade de o Flamengo mandar as partidas da Liga dos Campeões, o novo nome da Liga das Américas, na capital federal.

Seleções

Além dos patrocínios, o GDF assinou protocolo de intenções com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). O objetivo do banco é transformar Brasília no centro de treinamentos de todas as seleções brasileiras de basquete. A ideia é fazer com que os selecionados nacionais de todas as categorias, masculinos e femininos, usem a capital federal como ponto de preparação para competições internacionais. Há ainda a previsão da criação de um museu nacional do basquete brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?