metropoles.com

No basquete masculino, Brasil vence e fica perto de vaga na Copa América

Seleção Brasileira derrotou o Panamá por 77 a 71 e encaminhou classificação para a competição internacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FIBA / Divulgação
Brasil x Panamá
1 de 1 Brasil x Panamá - Foto: FIBA / Divulgação

Na retomada das Eliminatórias para a Copa América Masculina de Basquete, a seleção brasileira conseguiu uma vitória que encaminhou a sua classificação ao torneio. Nesta sexta-feira (27/11), em Buenos Aires, derrotou o Panamá por 77 a 71, em duelo válido pelo Grupo B do qualificatório.

O triunfo deixa o Brasil como único invicto da chave, com três triunfos. O Panamá ganhou duas e perdeu uma. Já Paraguai e Uruguai, derrotados pela seleção em fevereiro, se enfrentarão ainda nesta sexta-feira, às 18h10, em busca da primeira vitória no classificatório.

Como os três primeiros avançam à Copa América, adiada para 2022 em função da pandemia do coronavírus, o Brasil está praticamente classificado. E pode selar a vaga no sábado, quando enfrentará o Paraguai, às 13h10, novamente no Ginásio Obras Sanitárias, em Buenos Aires.

Para este jogos, o técnico Aleksandar Petrovic optou por convocar apenas atletas que atuam no basquete nacional, com a exceção sendo Caio Pacheco, que joga na Argentina. E ele foi o cestinha do Brasil na partida, com 17 pontos, além de ter distribuído quatro assistências.

Gui Carvalho deixou o banco de reservas para registrar um “double-double” de 12 pontos e 11 rebotes. E o Brasil ainda teve outros dois jogadores com pontuação de dois dígitos: Lucas Dias, que fez 12 e ainda somou 4 assistências e 3 rebotes, e Lucas Mariano, também com 12 e 5 rebotes.

O Panamá teve o cestinha da partida, Tony Bishop Jr, com 18 pontos. Trevor Gaskins fez 15 e capturou 5 rebotes. Akil Mitchel somou 12 pontos e 9 rebotes, enquanto Ernesto Oglivie também marcou 12.

O começo da partida em Buenos Aires foi de muitos erros. E quem se deu melhor primeiro foi o Panamá, que chegou a abrir 13 a 9, com duas cestas de três de Gaskins. Mas o Brasil se impôs após um pedido de tempo, fechando o quarto inicial ganhando por 19 a 15.

No segundo período, a seleção voltou a oscilar. Fez 34 a 27, mas permitiu a reação dos panamenhos, que seguiam apostando nos arremessos de fora do garrafão, e conseguiram diminuir a desvantagem, indo ao intervalo perdendo por 5 pontos – 40 a 35. Gaskins foi o cestinha do primeiro tempo com 13.

O terceiro período começou com predomínio das defesas, especialmente a do Panamá, que chegou a estar a um ponto de igualar o placar – 42 a 41. Mas o Brasil melhorou no fim. Marcou os últimos nove, indo para o último quarto vencendo por 57 a 45.

O embalo se manteve no começo do período final. O Brasil abriu 64 a 47 quando faltavam 8min37. Com o duelo praticamente definido, diminuiu a intensidade e viu os panamenhos diminuírem o placar a sete pontos a 1min38 do fim. Mas foi insuficiente para impedir o triunfo brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?