metropoles.com

NBB terá 17 equipes, torcida e volta do formato com mandante em 2021-22

O Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete confirmou o retorno de Rio Claro para ocupar o lugar de Campo Mourão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/LNB
Times do NBB 21-22
1 de 1 Times do NBB 21-22 - Foto: Arte/LNB

A temporada 2021-2022 do Novo Basquete Brasil terá 17 equipes, o maior número desde 2013-2014. O Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete confirmou o retorno de Rio Claro para ocupar o lugar de Campo Mourão, do Paraná, e aprovou a participação do União Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS), campeão do Brasileirão da Confederação Brasileira de Basketball.

Ficou definido ainda que o torneio começa no dia 23 de outubro e será disputado no formato de turno e returno, desta vez com time mandante. A fórmula de etapas sediadas, utilizada na temporada passada para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus, foi descartada. A competição também terá o retorno do público aos ginásios, faltando definir em qual momento isso irá ocorrer.

Estreante, o União Corinthians é uma junção do Corinthians Sport Club e o Clube União e foi fundado em julho de 2015. O basquete de Santa Cruz do Sul tem tradição, sendo campeão nacional em 1994. Pela primeira vez o vencedor do torneio da CBB, considerada uma segunda divisão após o fim da Liga Ouro, vai participar do NBB.

“É uma alegria muito grande poder estar à frente do projeto, de poder entregar isso para a comunidade de Santa Cruz do Sul e participar do NBB, a elite do basquete nacional. A comunidade está muito motivada e feliz com esse retorno e a expectativa é a melhor possível. Que possamos fazer uma bela competição e ter uma sequência de muitos anos dentro do NBB”, declarou o diretor da equipe, Diego Puntel.

O número de federações representadas no NBB se mantém em oito. Além de Rio Claro e União Corinthians, Fortaleza Basquete Cearense (Ceará), Minas Tênis Clube (Minas Gerais), Unifacisa (Paraíba), Pato Branco (Paraná), Flamengo (Rio de Janeiro), Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Brasília e Cerrado (Distrito Federal) e Bauru, Corinthians, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros, São Paulo e Sesi (São Paulo) vão participar da 14ª edição do torneio.

“É uma enorme satisfação ver o crescimento do NBB em cada temporada que se passa. Seguimos evoluindo dentro e fora das quadras com a contribuição dos clubes e o engajamento dos nossos fãs. Espero que seja mais uma temporada histórica e que o nosso basquete continue na direção certa”, afirmou Delano Franco, presidente da LNB.

A Copa Super 8 foi mantida e vai acontecer em janeiro. O torneio mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB continuará dando ao campeão uma vaga na Basketball Champions League Américas (BCLA).

Atual campeão do NBB e da Copa Super 8 com o Flamengo, o técnico Gustavo de Conti prevê bastante equilíbrio. “Sabemos que vai ser uma temporada difícil. Outros times chegaram com grande investimento e vão brigar até o fim pelo título. Trouxemos jogadores experientes, que querem fazer história mais uma vez, não só no NBB. Não vai ser fácil. A expectativa é de grandes confrontos nessa temporada e vamos trabalhar muito para conquistar cada vitória.”

O São Paulo é uma das equipes que promete bater de frente com o Flamengo. Vice-campeão na última edição, o time do Morumbi foi buscar na Gávea o ala Marquinhos, além de repatriar Bruno Caboclo e tirar da aposentadoria Lucas Bebê, ambos com passagem pela NBA. Georginho e Lucas Mariano foram para Franca, outro time que promete brigar pelo título.

“Sempre que um NBB passa, o outro é mais forte, mais concorrido. Tivemos bastante mudança no mercado, alguns times se fortalecendo, outros com jogadores novos. A competição tem tudo para ser bem concorrida e disputada”, afirmou Marquinhos. “Vestir a camisa do time do meu coração é a realização de um sonho para mim, e fica melhor ainda tendo a chance de brigar contra os melhores times pelo título”, completou.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?