metropoles.com

NBA: com recentes movimentações, liga reencontra equilíbrio

Com saída de Kevin Durant e Kawhi Leonard de finalistas da última temporada, mais times surgem como postulantes ao título em 2019/2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Los Angeles Lakers v LA Clippers
1 de 1 Los Angeles Lakers v LA Clippers - Foto: null

O Golden State Warriors se acostumou a ser o franco favorito a conquistar o título da NBA nas últimas temporadas. Afinal, a franquia californiana alcançou nada menos do que as últimas cinco finais da prestigiada liga norte-americana de basquete. Mas, depois do revés sofrido diante do Toronto Raptors, o domínio de Stephen Curry e companhia começa a ruir. Pela primeira vez em pelo menos cinco anos, a NBA começará a temporada com um sem-número de times com chances reais de levantarem o troféu Larry O’Brien em meados de junho.

O castelo californiano começou a ruir justamente no primeiro dia da free agency, o período em que os times podem negociar com jogadores sem contratos. Em uma só tacada, o Brooklyn Nets, franquia que passava longe de incomodar os líderes da conferência leste, adquiriu o ala Kevin Durant, um dos pilares das últimas duas conquistas do Golden State Warriors, o armador Kyrie Irving, e o pivô DeAndre Jordan, formando um dos quintetos titulares mais fortes de toda a NBA.

Durante a pré-temporada, o Nets terá um confronto diante do Franca Basquete (SP), atual vice-campeão do NBB. O time, porém, dificilmente contará com Kevin Durant. O jogador sofreu uma ruptura do tendão calcâneo da perna direita durante a disputa das últimas Finais da NBA, passou por cirurgia e só deve retornar depois de cerca de um ano de recuperação.

 

View this post on Instagram

 

You already know.

A post shared by Brooklyn Nets (@brooklynnets) on

A pouco menos de 4500 quilômetros da “capital do mundo”, um clássico promete agitar a principal liga de basquete do planeta: Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers. As duas equipes, que dividem o ginásio Staples Center, se reforçaram para a temporada 2019/2020 e também se credenciaram à disputa do título da NBA. Os Lakers, que já contavam com o craque LeBron James no elenco, se reforçaram, trazendo para o time o ala/pivô Anthony Davis e o ala/armador Danny Green, atual campeão da NBA com o Toronto Raptors. DaMarcus Cousins, um dos pivôs mais dominantes da atualidade, também chega para fortalecer o elenco angelino.

Os Clippers, por sua vez, se movimentaram e adquiriram outro grande nome da free agency: Kawhi Leonard. Campeão da NBA com os Raptors e MVP das Finais na última temporada, o jogador era um dos pontos focais das franquias no período de negociações. Primeiro, especulou-se que o camisa 2 iria para o Lakers, para formar um time fortíssimo com o Rei James. Leonard, porém, se juntou à outra franquia angelina, voltando para a cidade onde nasceu. Nos Clippers, o jogador terá a companhia de outra estrela: Paul George, que deixou o Oklahoma City Thunder para atuar em Los Angeles.

No Texas, quem mais se reforçou foi o Houston Rockets. Em uma troca que parecia improvável, o armador Chris Paul deixou o time e foi para o Oklahoma City Thunder. A equipe, porém, já trabalha nos bastidores para conseguir uma troca de CP3 para outro time. Na transação, a franquia texana recebeu ninguém menos que Russell Westbrook, jogador mais valioso da NBA na temporada 2016/2017, que reeditará a parceria com James Harden, pois os dois foram companheiros de time em OKC. Com a saída do camisa 0, o Oklahoma City Thunder perde os principais jogadores que fizeram parte do time na temporada 2011/2012, quando o time alcançou as Finais da NBA, perdendo em cinco jogos para o Miami Heat, que, àquela época, contava com LeBron James e Dwyane Wade.

Menor potencial e futuro dos brasileiros
Times tradicionais da NBA não conseguiram causar tanto impacto no mercado durante o período da free agency. O San Antonio Spurs, que belisca participações em playoffs consistentemente, tendo conquistado cinco anéis de campeão desde 1999, havia acertado com o ala/pivô Marcus Morris. O jogador, porém, mudou de ideia e resolveu assinar com o New York Knicks após a franquia novaiorquina ter oferecido um valor maior ao atleta.

Já o ala/armador Rudy Gay foi recontratado após testar o mercado. Na última temporada, a franquia texana foi abatida pelo Denver Nuggets na primeira rodada dos playoffs.

Para os brasileiros, o período de free agency trouxe bons frutos. Apesar de ter sido dispensado pelo Utah Jazz, que precisou abrir espaço na folha salarial para contratar o armador Mike Conley, Raul Togni Neto, o Raulzinho, encontrou espaço no Philadelphia 76ers e será o reserva imediato de Ben Simmons, com oportunidade de ter minutagem maior do que vinha tendo na franquia de Salt Lake City.

O jovem capixaba Marcos Louzada, o Didi, vem causando boa impressão nos primeiros jogos da Liga de Verão da NBA. Draftado pelo Atlanta Hawks, o atleta, ex-Franca, foi envolvido em uma troca e, por fim, mandado ao New Orleans Pelicans. O time da Louisiana, porém, já confirmou que o destino do jovem ala/armador será o Sydney Kings, da Austrália, onde o jogador ganhará mais experiência no basquete internacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?