NBA: com recentes movimentações, liga reencontra equilíbrio
Com saída de Kevin Durant e Kawhi Leonard de finalistas da última temporada, mais times surgem como postulantes ao título em 2019/2020
atualizado
Compartilhar notícia
O Golden State Warriors se acostumou a ser o franco favorito a conquistar o título da NBA nas últimas temporadas. Afinal, a franquia californiana alcançou nada menos do que as últimas cinco finais da prestigiada liga norte-americana de basquete. Mas, depois do revés sofrido diante do Toronto Raptors, o domínio de Stephen Curry e companhia começa a ruir. Pela primeira vez em pelo menos cinco anos, a NBA começará a temporada com um sem-número de times com chances reais de levantarem o troféu Larry O’Brien em meados de junho.
O castelo californiano começou a ruir justamente no primeiro dia da free agency, o período em que os times podem negociar com jogadores sem contratos. Em uma só tacada, o Brooklyn Nets, franquia que passava longe de incomodar os líderes da conferência leste, adquiriu o ala Kevin Durant, um dos pilares das últimas duas conquistas do Golden State Warriors, o armador Kyrie Irving, e o pivô DeAndre Jordan, formando um dos quintetos titulares mais fortes de toda a NBA.
Durante a pré-temporada, o Nets terá um confronto diante do Franca Basquete (SP), atual vice-campeão do NBB. O time, porém, dificilmente contará com Kevin Durant. O jogador sofreu uma ruptura do tendão calcâneo da perna direita durante a disputa das últimas Finais da NBA, passou por cirurgia e só deve retornar depois de cerca de um ano de recuperação.
A pouco menos de 4500 quilômetros da “capital do mundo”, um clássico promete agitar a principal liga de basquete do planeta: Los Angeles Lakers x Los Angeles Clippers. As duas equipes, que dividem o ginásio Staples Center, se reforçaram para a temporada 2019/2020 e também se credenciaram à disputa do título da NBA. Os Lakers, que já contavam com o craque LeBron James no elenco, se reforçaram, trazendo para o time o ala/pivô Anthony Davis e o ala/armador Danny Green, atual campeão da NBA com o Toronto Raptors. DaMarcus Cousins, um dos pivôs mais dominantes da atualidade, também chega para fortalecer o elenco angelino.
Os Clippers, por sua vez, se movimentaram e adquiriram outro grande nome da free agency: Kawhi Leonard. Campeão da NBA com os Raptors e MVP das Finais na última temporada, o jogador era um dos pontos focais das franquias no período de negociações. Primeiro, especulou-se que o camisa 2 iria para o Lakers, para formar um time fortíssimo com o Rei James. Leonard, porém, se juntou à outra franquia angelina, voltando para a cidade onde nasceu. Nos Clippers, o jogador terá a companhia de outra estrela: Paul George, que deixou o Oklahoma City Thunder para atuar em Los Angeles.
No Texas, quem mais se reforçou foi o Houston Rockets. Em uma troca que parecia improvável, o armador Chris Paul deixou o time e foi para o Oklahoma City Thunder. A equipe, porém, já trabalha nos bastidores para conseguir uma troca de CP3 para outro time. Na transação, a franquia texana recebeu ninguém menos que Russell Westbrook, jogador mais valioso da NBA na temporada 2016/2017, que reeditará a parceria com James Harden, pois os dois foram companheiros de time em OKC. Com a saída do camisa 0, o Oklahoma City Thunder perde os principais jogadores que fizeram parte do time na temporada 2011/2012, quando o time alcançou as Finais da NBA, perdendo em cinco jogos para o Miami Heat, que, àquela época, contava com LeBron James e Dwyane Wade.
Menor potencial e futuro dos brasileiros
Times tradicionais da NBA não conseguiram causar tanto impacto no mercado durante o período da free agency. O San Antonio Spurs, que belisca participações em playoffs consistentemente, tendo conquistado cinco anéis de campeão desde 1999, havia acertado com o ala/pivô Marcus Morris. O jogador, porém, mudou de ideia e resolveu assinar com o New York Knicks após a franquia novaiorquina ter oferecido um valor maior ao atleta.
Já o ala/armador Rudy Gay foi recontratado após testar o mercado. Na última temporada, a franquia texana foi abatida pelo Denver Nuggets na primeira rodada dos playoffs.
Para os brasileiros, o período de free agency trouxe bons frutos. Apesar de ter sido dispensado pelo Utah Jazz, que precisou abrir espaço na folha salarial para contratar o armador Mike Conley, Raul Togni Neto, o Raulzinho, encontrou espaço no Philadelphia 76ers e será o reserva imediato de Ben Simmons, com oportunidade de ter minutagem maior do que vinha tendo na franquia de Salt Lake City.
O jovem capixaba Marcos Louzada, o Didi, vem causando boa impressão nos primeiros jogos da Liga de Verão da NBA. Draftado pelo Atlanta Hawks, o atleta, ex-Franca, foi envolvido em uma troca e, por fim, mandado ao New Orleans Pelicans. O time da Louisiana, porém, já confirmou que o destino do jovem ala/armador será o Sydney Kings, da Austrália, onde o jogador ganhará mais experiência no basquete internacional.
Get excited Kings fans!
The Sydney Kings are planning to sign Brazilian-born NBA prospect Didi Louzada to the Club as part of the NBL Next Stars program for 2019-20, following the NBA Summer League.
More: https://t.co/hmbeT07RCa pic.twitter.com/jLuCFwm0aa
— Sydney Kings (@SydneyKings) July 5, 2019