metropoles.com

NBA: australiano se torna atleta mais jovem a fazer um “triple-double”

A façanha foi alcançada com 19 anos e 84 dias, ultrapassando LaMelo Ball, do Charlotte Hornets

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Christian Petersen/Getty Images
Oklahoma City Thunder Josh Giddey
1 de 1 Oklahoma City Thunder Josh Giddey - Foto: Christian Petersen/Getty Images

Em sua primeira temporada na NBA, Josh Giddey, do Oklahoma City Thunder, escreveu seu nome na história da liga. O australiano se tornou o mais jovem a registrar um “triple-double”, quando um jogador alcança dígitos duplos em três das cinco principais estatísticas do basquete.

Giddey conseguiu 17 pontos, 14 assistências e 13 rebotes na derrota do Thunder para o Dallas Mavericks. A façanha foi alcançada com 19 anos e 84 dias, ultrapassando LaMelo Ball, do Charlotte Hornets, que fez um triplo-duplo aos 19 anos e 140 dias.

“As estatísticas individuais são legais, mas uma vitória é sempre melhor para mim”, afirmou Giddey, após o recorde. “Se eu terminasse zero-zero-zero e com uma vitória estaria muito mais feliz do que com o triplo-duplo e uma derrota”, acrescentou.

Os recordes não são uma novidade para Giddey. Atuando pelo Adelaide 36ers, em 26 de abril de 2021, contra o New Zealand Breakers, ele se tornou o mais jovem australiano na história da NBL (National Basketball League) a registrar um “triple-double” (12 pontos, 10 rebotes e 10 assistências).

Além disso, poucos dias depois, em 1.º de maio, contra o Brisbane Bullets, Giddey se tornou também o primeiro australiano a registrar um “triple-double” em jogos consecutivos, terminando com 15 pontos, 13 assistências e 11 rebotes.

Na NBA, além da marca registrada contra o Dallas Mavericks, o australiano já havia repetido o feito de LaMelo Ball e LeBron James, com 100 rebotes e 100 assistências nos primeiros 20 jogos na liga. Outra façanha aconteceu em 26 de dezembro, quando ele se tornou apenas o segundo jogador na história da NBA, depois de Norm Van Lier, que atuou na década de 1970, a registrar um “double-double” (dois dígitos em dois fundamentos) sem anotar pontos, com 10 assistências e 10 rebotes.

“O crescimento vem com experiência e aprendizado. Fiz um progresso mais mental do físico. Estou aprendendo todos os jogos e fico feliz onde estou”, afirmou Giddey, que foi bastante elogiado pelo desempenho contra o Dallas Mavericks.

“Estou orgulhoso. Ele trabalha duro, passamos muito tempo juntos e ele absorve tudo o que você passa. É muito inteligente por ser um jovem jogador. Ele tem muito espaço para crescer e se desenvolver”, afirmou Mike Wilks, assistente do Thunder, que comandou o time na ausência de Mark Daigneault, que entrou no protocolo de saúde e segurança da NBA por causa da covid-19.

“Ele não se concentrou nos números. Estava focado em fazer jogadas, em vencer com o time, estava sendo agressivo, sendo Josh, e os números são apenas o resultado disso”, finalizou Mike Wilks.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?