metropoles.com

Na China, Janeth Arcain entra para o Hall da Fama do Basquete

Em cerimônia em Pequim, a brasileira foi um dos 11 nomes conduzidos pela Federação Internacional de Basquete

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Steele/Getty Images
Womens Prelims BRA v GRE
1 de 1 Womens Prelims BRA v GRE - Foto: Michael Steele/Getty Images

A ex-jogadora de basquete Janeth Arcain entrou, nesta sexta-feira (30/08/2019) para o Hall da Fama do Basquete. Em cerimônia em Pequim, na China, país sede do Mundial masculino da categoria, a brasileira foi um dos 11 nomes conduzidos pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) e vai se juntar a outros compatriotas que receberam a honraria, como, por exemplo, Paula, Hortência, Amaury Passos, Oscar Schmidt e Togo Renan Soares (Kanela).

Janeth conquistou pela seleção brasileira feminina o Mundial de 1994, na Austrália, assim como foi duas vezes medalhista olímpica – prata em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996, e o bronze em Sidney, na Austrália, em 2000. A ex-jogadora também conquistou três medalhas em Jogos Pan-Americanos e atuou profissionalmente na modalidade durante 24 anos – é a terceira maior cestinha da seleção, com 2.247 pontos. Na WNBA, a liga profissional dos Estados Unidos, foi quatro vezes campeã com o Houston Comets.

“Estou muito feliz. Momento especial. Receber essa homenagem só vem coroar todo o sacrifício de toda a carreira. Entrar para o Hall da Fama, estar com os melhores do mundo, para mim é honra, título que vou guardar e ter com muito carinho, e vai servir sempre de motivação. Porque, quando a gente faz o que ama com dedicação, com amor, sempre tem retorno positivo no final”, disse a ex-jogadora, antes de receber a honraria.

O nome de Janeth havia sido indicado para o Hall da Fama do Basquete em março deste ano. Os outros nomes listados na ocasião e reconduzidos à honraria nesta sexta-feira foram: Margo Dydek (Polônia – póstumo), Atanas Golomeev (Bulgária), Alonzo Mourning (Estados Unidos), Fabricio Oberto (Argentina), Jose “Piculin” Ortiz (Porto Rico), Mohsen Medhat Warda (Egito) e Jiri Zidek (República Tcheca). Entre os técnicos, estavam Natalia Hejkova (Eslováquia), Bogdan Tanjevic (Montenegro) e Mou Zuoyun (China – póstumo).

Agora aposentada, aos 50 anos, Janeth cuida de um instituto que leva o seu nome. O trabalho, iniciado em 2002, auxilia no desenvolvimento físico e mental de crianças de 7 a 15 anos. A entidade tem núcleos espalhados por cidades como Santo André, Bragança Paulista e Cubatão, em São Paulo, assim como em João Pessoa, na Paraíba.

Quem também participou do evento na China nesta sexta-feira foi Oscar Schmidt. O “Mão Santa” discursou durante a cerimônia do Hall da Fama. Ele destacou o seu amor pela camiseta verde e amarela da seleção brasileira, o que o fez recusar uma proposta para jogar na NBA.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?