LNB se reúne nesta segunda-feira com objetivo de definir temporada do NBB
Clubes se reunirão por meio de videoconferência. Eventual formato de playoffs pode ser decidido, mas há quem defenda encerramento do torneio
atualizado
Compartilhar notícia
A Liga Nacional de Basquete (LNB) terá, nesta segunda-feira (04/05), uma reunião fundamental sobre a temporada 2019/20. Em meio à paralisação dos jogos e posterior encerramento da primeira fase do Novo Basquete Brasil (NBB), a entidade deve decidir na tarde de hoje o eventual formato dos playoffs. Uma reunião, realizada por meio de uma videoconferência, verá a viabilidade ou não da temporada. A possibilidade de que a competição seja encerrada em sede única, em um local isolado, também não foi descartada.
Chefe-executivo da LNB, Sérgio Domenici já defendeu publicamente o retorno das partidas. Para tanto, o dirigente explicou que, caso seja confirmada a volta dos jogos, um rígido protocolo será seguido. Ele envolverá a testagem de atletas, árbitros e comissões técnicas e, naturalmente, a realização de jogos com portões fechados.
“Depois, teremos três semanas de treinos coletivos. Novos testes serão feitos. A ideia é colocar todos em um hotel, afastado do centro e das quadras, armar duas quadras. Todos, mais uma vez, serão testados, o atleta, o motorista […]. É um processo complexo, tem de higienizar bola, bancos, uma toalha para cada um, número limitado de pessoas para tomar café da manhã”, afirmou, durante videoconferência realizada pela Fundação Getúlio Vargas.
Entre os jogadores, entretanto, a visão é outra. O Metrópoles ouviu dois atletas que, por temerem eventuais retaliações, falaram na condição de anonimato. Ambos se mostraram contrários à volta das partidas. Assim, a temporada 2019/20 do NBB seria encerrada sem um campeão definido.
“Nós (jogadores) estamos sem treinar há muito tempo. O ritmo que estamos agora não é adequado para jogar os playoffs. A gente ainda correria o risco de se lesionar. Sem contar a condição psicológica nossa, de ainda estar sob o risco de se contaminar com o coronavírus”, disse.
Interesses financeiros
Outro jogador ressaltou que entende os dois lados da moeda. Ele, porém, deixou claro que acredita que o fim da temporada seja o melhor caminho a ser seguido neste momento.
“Entendo a LNB querer voltar com os jogos. Todas as outras ligas estão querendo voltar. É normal eles quererem voltar, até por conta do lado financeiro, dos patrocínios. Por outro lado, não consigo ver uma volta saudável para jogos de basquete em um ou dois meses. Não sei como vão fazer e sei que eles (dirigentes) estão apertados com o calendário”, defendeu o atleta.
Até o momento, o NBB registrou, oficialmente, dois casos de atletas contaminados com o novo coronavírus. O pivô Maique, do Paulistano, foi o primeiro a ser infectado. O ala-armador Leandrinho, do Minas Tênis Clube, também testou positivo para a Covid-19.