Legados em jogo: Lakers podem vencer título da NBA nesta sexta contra Heat
Com 3 x 1 na série, franquia de Los Angeles pode se igualar em títulos com o rival Boston Celtics
atualizado
Compartilhar notícia
Quase um ano depois de a temporada 2019/20 da NBA ter começado, em meio a uma pandemia mundial, crises diplomáticas e perda de ídolos, a liga se encaminha para os finalmentes e pode conhecer o seu campeão nesta sexta-feira (9/10), quando Los Angeles Lakers e Miami Heat disputam o Jogo 5 das Finais, a partir das 22h.
Antes de a temporada começar, era difícil encontrar um analista que colocasse o Heat como um dos favoritos a disputar o título ou até mesmo chegar às Finais. Porém, liderados pelo trio formado pelo presidente Pat Riley, pelo técnico Erik Spoesltra e por Jimmy Butler — e um elenco de jogadores com algo a provar –, Miami fez valer sua cultura e ética trabalhadora para surpreender a todos.
No entanto, o fim da linha parece estar próximo. Afinal, apenas um time conseguiu virar um 3 x 1 nas Finais da NBA, o Cleveland Cavaliers de 2016, que tinha LeBron James no elenco. Hoje, o camisa 23 defende está do outro lado, após ter defendido o Miami Heat entre 2010 e 2014.
Em Miami, LeBron foi às Finais durante quatro anos consecutivos e venceu dois anéis. Depois, mais quatro decisões com Cleveland e um título conquistado. Vencer um quarto título pelos Lakers, franquia histórica, que não chegava aos playoffs desde 2013, e cuja última conquista aconteceu em 2010, reacenderia as discussões sobre quem é GOAT, o melhor jogador de todos os tempos.
Caso esse tipo de debate seja subjetivo demais para o seu gosto, há outras marcas mais objetivas em jogo. Caso Los Angeles confirme o título, empata com seu rival histórico, o Boston Celtics, com 17 títulos. E por falar em Lakers e Celtics, Rajon Rondo pode se tornar o primeiro jogador a vencer o título por ambas as franquias (o armador foi campeão com Boston em 2008).
Importante destacar que Clyde Lovelette foi campeão pelos Lakers em 1954 e pelos Celtics em 1963 e 1964. Porém, seu título nos anos 1950 foi conquistado quando a franquia ainda estava localizada em Minneapolis. Bill Sharman também foi campeão por Celtics (1957, 1959, 1960 e e 1961) e Lakers (1972). No entanto, seu anel conquistado em Los Angeles foi na condição de treinador.
MVP das Finais
Se as Finais da NBA parecem encaminhadas, há outro prêmio mais em aberto na disputa. No momento, LeBron James e Anthony Davis disputam o reconhecimento de MVP das Finais. O camisa 23 tem médias de 38.3 minutos por jogo, 27.8 pontos, 11 rebotes, 8.5 assistências, 53.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 36.9% para 3 pontos; Davis não fica muito atrás, com médias de 25.8 pontos, 9.3 rebotes e 3.3 assistências.
Embora, estatisticamente, LeBron tenha a vantagem, ambos tiveram seus momentos de irregularidade na série, porém, defensivamente, Davis tem sido dominante, principalmente nos dois primeiros jogos da disputa. A sensação, no momento, é que AD esteja na dianteira para ser o MVP das Finais, embora o último — ou últimos jogos –, abram espaço para mudanças.
Caso LeBron seja coroado o MVP das Finais, ele terá conseguido o feito por três times diferentes, algo que nunca aconteceu na história da liga. Kareem Abdul-Jabbar (Bucks e Lakers), Kawhi Leonard (Spurs e Raptors) e o próprio LeBron (Heat e Cavalier) foram os únicos que venceram por duas equipes diversas.
O Jogo 5 das Finais da NBA será disputado a partir das 22h, com transmissão da ESPN e da Band.