metropoles.com

Lakers vencem Heat, fecham série em 4 x 2 e conquistam o 17º título da NBA

Liderada por LeBron James e Anthony Davis, franquia californiana se torna campeã de uma das temporadas mais difíceis da história da liga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Douglas P. DeFelice/Getty Images
LeBron James Lakers
1 de 1 LeBron James Lakers - Foto: Douglas P. DeFelice/Getty Images

O Los Angeles Lakers é o campeão da temporada 2019/20 da NBA. A franquia californiana venceu o 17º título da sua história com uma vitória por 106 x 93. sobre o Miami Heat, vencendo a série por 4 x 2 neste domingo (11/10).

Os Lakers foram superiores durante toda a partida, com um desempenho fenomenal na defesa e contando com boas contribuições de seu elenco de apoio, como Alex Caruso, Kentavious Caldwell-Pope e Rajon Rondo. LeBron James e Anthony Davis, como sempre, fizeram a diferença. O primeiro anotou 28 pontos, 14 rebotes e 10 assistências. O segundo, 19 pontos e 15 rebotes.

A conquista é histórica por diversos motivos. Entre eles, o Lakers se torna a franquia mais vitoriosa da NBA, ao lado do seu rival histórico, o Boston Celtics. Além disso, o título vem após uma das temporadas mais difíceis e singulares da história da NBA, que contou com uma crise diplomática, mortes de figuras históricas e ídolos, protestos contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos e uma pandemia mundial que forçou a liga a montar um complexo em Orlando, na Flórida, para que a reta final do campeonato pudesse ser disputada.

Entre as tragédias de 2020, está a morte de Kobe Bryant, que aconteceu em 26 de janeiro, após um acidente de helicóptero que vitimou nove pessoas, entre elas, a sua filha Gianna Bryant, de apenas 13 anos.

Kobe é um dos maiores ídolos da história do Los Angeles Lakers, tendo defendido a camisa roxa e dourada durante todos os seus 20 anos de carreira e vencido um prêmio de MVP e cinco títulos, o último deles, na temporada 2009-2010.

Depois desta conquista, a histórica franquia amargou anos de vacas magras, com contratos inchados para jogadores que não corresponderam e desperdiçando escolhas de draft. Dessa forma, a equipe ficou seis temporadas consecutivas sem ir aos playoffs, algo que nunca havia acontecido antes em sua história — nesse tempo, o Lakers somou um recorde de 163 vitórias e 329 derrotas, um dos piores retrospectos da liga, chegando a rivalizar com o New York Knicks.

A reviravolta

A esperança começou a voltar para Los Angeles quando, em 2018, LeBron James, um dos maiores jogadores da sua geração e um dos melhores de todos os tempos, escolheu o Lakers como sua nova casa.

Porém, os fãs da franquia, leais a Kobe Bryant — que havia se aposentado em 2016 — receberam LeBron com desconfiança e até hostilidade, pichando murais em Los Angeles feitos em homenagem ao Camisa 23. A insatisfação deles aumentou quando LeBron sofreu uma lesão na virilha que o tirou de grande parte da temporada. Com a ausência de seu principal jogador e bastidores tumultuados, o resto do elenco, formado por jovens como Kuzma, Hart, Ball e Ingram, não foi capaz de liderar a equipe e os Lakers perderam novamente os playoffs, com um recorde de 37-45.

Tudo mudou na temporada 2019-20. O Los angeles Lakers conseguiu uma troca por Anthony Davis, ala/pivô do New Orleans Pelicans que a franquia “namorava” há muito tempo e preencheu o resto do elenco com veteranos especialistas, o tipo de time que LeBron gosta e já teve sucesso.
Davis mostrou ser o complemento perfeito para LeBron, e quando o ala/armador de 35 anos ia para o banco descansar, AD conseguia liderar a equipe dentro de quadra, com desempenhos incríveis tanto no ataque quanto na defesa. Dessa forma, o Lakers foi de 10º lugar na Conferência Oeste em 2018/2019 para o 1º em 2019/20, com um recorde de 52 vitórias e 19 derrotas, segundo melhor retrospecto da NBA.

Playoffs

Na reta final da temporada, o Lakers passou por altos e baixos. A equipe começou a bolha sem Avery Bradley, que optou por não participar por motivos pessoais, e Rajon Rondo, lesionado. Além disso, o resto do elenco de apoio não parecia afinado.

Porém, sob a liderança de LeBron e Davis, e com o técnico Frank Vogel fazendo os ajustes necessários nos momentos apropriados, os Lakers seguiram firme e derrubaram seus oponentes um a um. Em cada série disputada nos playoffs antes das Finais — contra Portland, Houston e Denver –, eles perderam um jogo. E, neste domingo, após duas derrotas para Miami, confirmaram o favoritismo, levantando o 17º troféu Larry O’Brien da estrelada história da franquia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?