metropoles.com

Jovem que impressionou LeBron agita a NBA: conheça Wembanyama

Pivô francês de 18 anos foi chamado de “alien” por LeBron James e é favorito para ser a primeira escolha no Draft de 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Steve Marcus/Getty Images
Metropolitans 92 v G League Ignite
1 de 1 Metropolitans 92 v G League Ignite - Foto: Steve Marcus/Getty Images

Surge uma nova estrela em potencial na NBA: Victor Wembanyama. O pivô de 18 anos tem 2,30 m de altura, com envergadura que chega a 2,36 m. O francês vem impressionando por tamanha mobilidade, mesmo sendo tão alto, e surge como favorito para ser a primeira escolha no Draft de 2023.

Por causa de Wembanyama, que vem se destacando no Metropolitans 92, de Paris, na LNB Pro A (liga de basquete profissional da França), 0 comissário Adam Silver sugeriu rebaixamento na NBA, para evitar resultados negativos de forma intencional, buscando uma melhor posição no Draft de 2023.

Quanto mais baixa a classificação, maiores as chances de uma boa colocação no evento, o famoso “tank”. “É algo que nós precisamos observar. O Draft é, em princípio, um sistema bom, mas eu entendo, especialmente quando tem um jogador que aparece em cada geração, como temos agora”, disse o comissário da NBA à ESPN.

Talento geracional?

LeBron James, um dos maiores jogadores da história da NBA, está abismado com a joia francesa. “Todo mundo tem sido considerado um unicórnio nos últimos anos, mas ele é mais tipo um alien. Ninguém nunca viu ninguém alto como ele jogar de maneira tão fluída e graciosa. É certamente um talento geracional”, disse o astro do Lakers.

Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, a exemplo de Lebron, também ficou impressionado com o potencial do conterrâneo. “Ele é único, algo que o mundo nunca viu. Ele é mais alto do que eu, mais comprido do que eu. Ele pode espaçar o chão, ele pode passar. Mas (ele) também quer jogar na defesa. E ele adora vencer”, disse o francês.

Confira lances de Wembanyama:

Alvoroço

O nome do atleta começou a surgir em meados de 2021, quando foi destaque no Mundial Sub-19. Na decisão, contra os EUA, o pivô anotou 22 pontos, oito rebotes e oito tocos.

Mas ele conheceu o esporte muito antes. Wembanyama começou a jogar basquete com 4 anos. Elodia de Fauterau, mãe do atleta, treinava Victor desde muito novo. Ela foi ex-jogadora e técnica de times juvenis. Aos 15 anos, o jovem estreou na liga profissional e logo foi convocado para as seleções de base.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?