Jogadores da NBA poderão voltar a treinar a partir de 1º de maio
A exigência para isso é que os governadores locais não imponham uma ordem proibindo o retorno das atividades da liga norte-americana
atualizado
Compartilhar notícia
Os jogadores da NBA poderão retornar às instalações de treinamento a partir da próxima sexta-feira (01/05). A exigência para isso é que os governadores locais não imponham uma ordem proibindo o retorno das atividades. Uma fonte revelou que quaisquer exercícios realizados serão voluntários e limitados a sessões individuais. As diretrizes da liga norte-americana sobre a retomada das atividades, porém, ainda não foram divulgadas oficialmente.
Mas, como certos estados e municípios começaram a afrouxar as restrições às medidas de isolamento social, a NBA decidiu que era hora de deixar os jogadores retornarem às quadras para treinar, mesmo que de forma limitada. Geórgia e Oklahoma estão entre os estados que permitiram a reabertura de algumas empresas. A expectativa é de que algumas cidades da Flórida também relaxem suas políticas de distanciamento social nos próximos dias.
Para as equipes situadas nas cidades cujas regras de confinamento ainda impossibilitam o retorno aos treinamentos, a NBA disse que trabalharia para encontrar “arranjos alternativos”.
O possível reinício das atividades em quadra não significa que a retomada dos jogos é iminente, mas a decisão de deixar as equipes voltarem às suas instalações é um passo significativo.
Retomada da temporada
O comissário da NBA, Adam Silver, disse em várias ocasiões que a liga não espera poder decidir até maio, no mínimo, se a retomada da competição será possível. A temporada regular terminaria em 15 de abril e os playoffs começariam no dia 18.
A NBA suspendeu a temporada no dia 11 de março depois de Rudy Gobert, pivô francês do Utah Jazz, ter sido o primeiro atleta da liga a testar positivo para o novo coronavírus. Mais tarde, outros jogadores, técnicos e dirigentes também foram diagnosticados com a covid-19.
Dias depois da paralisação das partida, a NBA ordenou às equipes que fechassem as suas instalações.
A Universidade Johns Hopkins, que rastreia o número de pessoas afetadas pela covid-19 com base em dados oficiais dos governos, apontou que há mais de 900 mil pessoas infectadas nos Estados Unidos, com cerca de 54 mil óbitos.