Jogador de basquete se pronuncia após ser vítima de racismo na Espanha
Yago Mateus do Santos, ex-jogador do Flamengo, foi chamado de macaco por uma torcedora espanhola durante uma partida da EuroCup
atualizado
Compartilhar notícia
Após ser vítima de racismo em jogo de basquete na Espanha, em partida válida pela EuroCup, nesta terça-feira (7/2), o atleta Yago Mateus dos Santos, do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, usou as redes sociais da federação para se pronunciar sobre o caso.
“Aquilo me deixou com muita raiva. Eu não sou de sentir raiva pelo o que as pessoas falam ou pensam, porque cada um entende o que quiser. Mas aquilo me deixou com muita raiva e deixou meu time com muita raiva. É um momento bem difícil, mas sei que Deus está cuidando de tudo, de todos. Queria agradecer as mensagens. Estou bem. Não sou de ficar muito triste, mas realmente estou triste”, desabafou o atleta.
Confira o vídeo completo:
Ver essa foto no Instagram
Entenda o caso
Em um momento de bola morta, enquanto a câmera de transmissão focava no brasileiro, no fundo uma torcedora do Club Joventut Badalona foi flagrada chamando Yago de “mono”, que significa “macaco” em espanhol.
Mais um “caso isolado” lá na Espanha…
O brasileiro Yago Mateus foi vítima de racismo no meio de uma partida de basquete (percebam a racista ao fundo gritando “mono”).
Isso é um absurdo, eles têm passe livre pra serem racistas e nada acontece.pic.twitter.com/bQAxsl7eK3
— NBA da bad (@NBAdabad) February 8, 2023
Após o ato racista, a Confederação Brasileira de Basquete, através das redes sociais, lamentou o ocorrido. Além disso, a Confederação exige que as autoridades espanholas atuem com o rigor da lei e que crimes como esse não passem mais impunes.
A CBB repudia veementemente o crime de racismo praticado contra o atleta Yago dos Santos (@YMateus02) , do @ratiopharmulm e da Seleção Brasileira, durante a partida da equipe alemã e o Badalona, na Espanha, pela @EuroCup, nesta última terça-feira. pic.twitter.com/EhQgnJoYQ2
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) February 8, 2023
Vale lembrar que no futebol espanhol, o brasileiro Vinícius Júnior, que atua no Real Madrid, também sofre com constantes episódios de racismo no país.
O armador deixou o Flamengo em julho de 2022. Com a camisa Rubro-Negra, Yago era considerado um dos principais jogadores da equipe, ao lado de Olivinha, onde conquistou títulos como a Copa Super 8 2020, o NBB 2021, a BCLA 2021 e a Copa Intercontinental FIBA 2022.