Harden x Giannis: o que essa briga diz sobre os gigantes da NBA?
Ao criticar Antetokoumnpo, Harden sugeriu que o jogador levaria vantagem dada a sua altura. Será que isso é ainda verdade na NBA?
atualizado
Compartilhar notícia
Parte da alegria de acompanhar a NBA é que o que acontece fora de quadra pode ser quase tão interessante quanto o que ocorre dentro dela. Recentemente, dois dos melhores jogadores da atualidade resolveram expor suas diferenças de maneira bem pública.
Durante o recrutamento para o All-Star Game deste ano, Giannis Antetokoumnpo preteriu James Harden em favor de Kemba Walker, alegando que o armador do Houston Rockets era fominha. O Barba respondeu recentemente, em entrevista à jornalista Rachel Nichols, alegando que seria muito fácil ser um “7-footer (jogador de, no mínimo, 2.13m) e apenas correr e enterrar”. “Isso não envolve nenhuma habilidade. Eu tive que realmente aprender a jogar basquete”, declarou.
Não se sabe ao certo como a briga começou (embora existam especulações), mas há alguma verdade no que James Harden disse? A vida de um 7-footer na NBA é realmente mais fácil?
Embora a sabedoria tradicional diga que quanto mais alto, melhor para o basquete, a resposta, no que diz respeito à NBA, não é tão simples. Desde 2004, quando a liga proibiu os defensores de tocar e manter as mãos nos adversários, os “pequenos” armadores que habitavam o perímetro ganharam cada vez mais liberdade para controlar o jogo. Isso somado à evolução das estatísticas avançadas, que têm cada vez mais demonizado o jogo de curta e média distância em favor dos arremessos de três, praticamente tirou o poder dos gigantes que costumavam dominar o garrafão.
Para ilustrar como a vida do anteriormente temido e valioso 7-footer não anda nada fácil, o Metrópoles fez um mapeamento de todos os jogadores de 2.13m para cima que fazem parte da liga atualmente. A esmagadora maioria é formada por calouros ainda tentando se firmar, veteranos que contribuem mais no vestiário do que em quadra e especialistas, atletas que se mantêm nos times para cumprir papéis específicos.
Mesmo as exceções, estrelas como Joel Embiid e Nikola Jokic, precisaram expandir seus jogos e oferecer mais do que a brutalidade esperada de um jogador da altura e da posição que dominou o garrafão nos anos 1980 e 1990, e nada lembram os Abdul-Jabbar, Chamberlains, Ewings, Olajuwons e Robinsons de outrora.
Confira, em números*, como é a vida de um 7-footer na NBA atualmente e porque Giannis Antetokoumnpo está em outro patamar:
*Os dados foram retirados dos sites oficiais das equipes