Futuras estrelas: tudo o que você precisa saber antes do draft da NBA
Minnesota Timberwolves é o dono da escolha número 1; Wiseman, LaMelo Ball e Anthony Edwards estão entre os calouros mais cobiçados
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de meses de indefinição devido à pandemia do novo coronavírus, a NBA finalmente realizará seu draft nesta quarta-feira (18/11). O evento, uma oportunidade para os times se reforçarem com talentos vindo da faculdade ou de equipes internacionais, será realizado virtualmente, a partir das 20h30. A transmissão fica por conta da ESPN.
Diferentemente de anos anteriores, o draft 2020 da NBA não conta com nenhum talento do nível de um Zion Williamson, Karl Anthony-Towns ou Ben Simmons, que foram escolhas número 1 consensuais em seus respectivos recrutamentos.
Abaixo, o Metrópoles separou algumas questões para você prestar atenção sobre as escolhas, potenciais trocas e estratégias que as equipes devem seguir. Confira:
Quem será o número 1?
O pivô James Wiseman, o armador LaMelo Ball e o ala-armador Anthony Edwards devem, em alguma ordem, ser os três primeiros escolhidos no draft desta quarta. O Minnesota Timberwolves, detentor da escolha número 1, já possui um núcleo formado por Karl-Anthony Tows e D’Angelo Russell. Desta forma, procura por trocas que possam maximizar o talento de seus jovens jogadores. Caso não consiga, os analistas apontam que Edwards tem o encaixe mais natural com a dupla dos Wolves.
O que o Golden State Warriors fará com a escolha 2?
Após uma temporada de lesões, o Golden State Warriors teve uma temporada que lhe permitiu ficar com uma alta escolha no draft. No entanto, para o campeonato 2020-21, os Warriors terão o retorno de Stephen Curry e Klay Thompson, ou seja, prometem brigar pelo título. Dessa forma, fica a questão: investir em talento jovem, ou maximizar os últimos anos do núcleo Curry, Thompson e Green?
Caso optem pela segunda opção, devem procurar trocas pela segunda escolha, envolvendo Andrew Wiggins no negócio. Se quiserem partir para uma renovação, James Wiseman pode pintar como alternativa para ocupar o garrafão dos Warriors.
Como fica o segundo pelotão?
Saindo do top 3, é consenso que a classe de 2020 é uma das mais imprevisíveis dos drafts recentes. O versátil Onyeka Okongwu é um dos atletas que mais ameaça invadir o top 3. Depois, o ala sérvio-israelense Deni Avidja pode ser a escolha de Cleveland devido à sua altura e habilidades como criador de jogadas. Aos Cavaliers, também interessa Dani Toppin para atuar no garrafão, com sua explosão e talento no pick & roll. Toppin também pode ser uma opção para os Knicks, que escolhem na 8ª posição.
Patrick Williams, Tyrese Haliburton, Kyllian Hayes e Isaac Okoro são outros atletas que prometem completar o top 10 do draft.
Qual será a grande troca da noite?
Todas as atenções estão voltadas para James Harden e o Houston Rockets. Segundo informações da ESPN americana, o Barba quer fazer um supertime em Brooklyn com Durant e Kyrie. No entanto, caso a troca não se concretize, Philadelphia estaria monitorando a situação de Harden (Daryl Morey, antigo GM dos Rockets e um dos grandes defensores de Harden, trabalha nos Sixers agora).
Ainda em Houston, Russell Westbrook também teria pedido para sair dos Rockets. Knicks e Hornets aparecem como os principais interessados. Em Boston, Gordon Hayward e Kemba Walker estariam disponíveis para trocas e despertando interesse de equipes como o Chicago Bulls.