metropoles.com

Franca faz 3 x 1 na final sobre o Flamengo e conquista o NBB

Time paulista contou com o apoio de sua torcida para vencer os cariocas e conquistar a competição nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Flamengo
Franca vence o Flamengo e conquista o NBB
1 de 1 Franca vence o Flamengo e conquista o NBB - Foto: Divulgação/Flamengo

O Franca é o campeão do Novo Basquete Brasil. A equipe paulista atropelou o Flamengo no último e decisivo jogo da série final e faturou o título inédito, com o placar de 80 a 65. Com o Pedrocão lotado, o time do técnico Helinho não tomou conhecimento dos rubro-negros e construiu a vitória ainda no primeiro quarto. No restante do jogo, soube administrar a vantagem e contou com uma péssima noite dos cariocas, que erraram quase tudo o que tentaram.

O troféu também representa a quebra da hegemonia do Flamengo no NBB, dono de sete títulos do torneio. O Franca fez uma campanha histórica, com 21 vitórias como mandante ao longo da temporada, terminando invicto no Pedrocão. A série foi finalizada com o 3 x 1 e uma grande festa da torcida francana.

O primeiro quarto começou com o Franca atuando de forma avassaladora. Todas as tentativas davam certo. O panorama era o contrário no Flamengo. Bolas de três não caíam, e os jogadores ficavam aborrecidos com as falhas ofensivas e defensivas. Os paulistas, por sua vez, empolgaram a torcida e conseguiram abrir vantagem de 20 pontos, com o placar de 28 a 8.

Sob o comando de Lucas Mariano, Santiago Scala e Adyel, o Franca seguia ampliando a diferença no marcador no segundo quarto, ficando a cada segundo mais próximo do título inédito do Novo Basquete Brasil. O Flamengo seguiu em marcha lenta e não apresentou nenhuma resistência. Mesmo assim, o placar do segundo período foi mais equilibrado: 21 a 18.

Ao fim do primeiro tempo, Olivinha mostrou seu descontentamento com a postura do time, mas prometeu que a equipe tentaria ser diferente no restante da final: “A gente não pode desistir, vamos mudar a atitude”.

O segundo começou com Márcio mostrando todas as suas habilidades e marcando pontos importantes para a equipe francana. Lucas Dias também não ficou para trás e aparecia a todos os instantes com infiltrações e presença certeira no garrafão. O Flamengo, por sua vez, não conseguiu se mobilizar e expunha suas dificuldades na defesa, apesar da vitória parcial no terceiro quarto, por 21 a 19. A distância entre os dois finalistas permaneceu rondando a casa dos 20 pontos.

No último quarto, o Flamengo não tinha mais forças para reagir. Tentando amenizar as falhas, apostou em jogadas mais simples, porém insuficientes para causar preocupação no time de Franca. O quarto período terminou com o placar de 18 a 12 para os rubro-negros e, mesmo assim, a torcida do Franca pôde soltar o grito de campeão.

Jorginho mostrou grande alegria com o título em casa e valorizou o apoio dos torcedores. “Estou esperando esse título há muito tempo. Sonhava com este momento. Não tinha jeito melhor de ganhar. É a capital brasileira do basquete. Conseguimos derrubar aquele número de 23 anos sem título nacional. A atmosfera estava incrível. Todos os torcedores demonstraram o apoio que precisávamos”, disse em entrevista à ESPN.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?