Entrequadras: projeto brasiliense de basquete promove arte e inclusão
A Liga Entrequadras foi idealizada por dois amigos com o objetivo de promover o basquete combinado à cultura de rua e à inclusão social
atualizado
Compartilhar notícia
A história de grandes atletas tem, muitas vezes, um ponto em comum em relação à forma que eles conhecem o mundo esportivo. Como grande agente transformador da realidade, o esporte geralmente é apresentado a crianças e jovens por meio de projetos sociais e da comunidade local e, a partir disso, cria paixões e movimenta futuros e escolhas.
Mas quem é responsável por essas iniciativas que impactam na vida de tantas pessoas? Em Brasília, alguns nomes assumem esse papel atualmente.
Os jovens Davi Miranda, de 21 anos, e Gustavo Pinheiro, de 24, são dois deles. Os amigos decidiram ir além do amor pelo esporte e criaram uma maneira de promover o basquete combinado à cultura de rua e à inclusão social. Em 2020, eles idealizaram o projeto Liga Entrequadras a partir de influências internacionais, como o Venice Ball e o Rucker Park nos Estados Unidos.
Após uma conversa em uma mesa de bar, os cofundadores da Liga perceberam que o Entrequadras era uma ideia possível de ser realizada e decidiram investir na iniciativa.
O projeto envolve artistas de diversas áreas culturais e esportivas do Distrito Federal, que usam as ruas da capital para se expressarem e mostrarem seu trabalhos, com o objetivo de aumentar a visibilidade de jogadores e campeonatos amadores e desenvolver profissionalmente a arbitragem brasiliense.
Promovendo eventos para o esporte e tentando mudar a realidade do basquete de rua de Brasília, Davi e Gustavo contam com a parceria de Henrique Rachid, de 20 anos, na parte da frente das câmeras, como apresentador e narrador, desde o início do projeto.
Depois dos dois primeiros eventos, Lukas Cortez, de 24 anos, passou a compor a equipe e, agora, os quatro jovens trabalham juntos para desenvolver projetos além dos jogos promovidos pela Liga Entrequadras.
Os primeiros eventos
O evento de estreia da iniciativa contou com o apoio de amigos e familiares para ser estruturado. Em 2021, o primeiro Combate, como eles chamam os jogos e competições desenvolvidos, aconteceu com o esforço de muitas pessoas, uma estrutura simples e premiação simbólica.
De diversas regiões do Distrito Federal, o evento contou com 12 times, que disputaram a taça dos campeões.
O segundo Combate teve uma estrutura um pouco melhor e uma expansão no modelo do evento. Com a presença de um DJ e grafiteiros, a edição ofereceu um concurso de enterradas, desafio de três pontos, transmissões aos vivo e apoios de marcas locais.
O encontro mais recente aconteceu nesse sábado (14/5): o Liga Entrequadras promoveu um evento beneficente no Venâncio Shopping, cobrando a inscrição de 1 kg de alimento não perecível ou uma peça de roupa não íntima.
O Esquenta proporcionou jogos 3×3 feminino, em cadeira de rodas, infantil e as outras disputas que aconteceram nas edições anteriores. Além disso, contou com prêmios dos patrocinadores do projeto, batalha de rima, oficina de grafite, DJ e disputas 1×1.
Visibilidade e construção
O Liga Entrequadras, entretanto, tenta oferecer outras coisas para a comunidade do basquete brasiliense. O projeto divulga peladas entre amigos, que acontecem nas quadras públicas da capital, para fazer com que mais pessoas possam conhecer o esporte de uma maneira acessível.
Os quatro responsáveis também fazem entrevistas para apresentar figuras interessantes da modalidade local e, durante os Combates, promovem ações que serão revertidas na cultura e cuidado de Brasília. Um exemplo disso são cestas feitas a partir de material reciclável, que foram estilizadas com grafite no último evento, e serão distribuídas pelos lixos da cidade para conscientizar a limpeza urbana.
Atualmente, o projeto alcança muitos jovens e conta com o apoio de grandes marcas do cenário esportivo, comercial e administrativo. Com isso, os eventos e projetos vão tomando maiores proporções e ideias novas vão surgindo.
As próximas iniciativas programadas são a reforma de duas quadras de esportes da Asa Norte, com o apoio da Administração do Plano Piloto, e o terceiro Combate, marcado para os dias 16, 17, 22 e 23 de julho deste ano.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes