Em duelo de velhos conhecidos, Lakers e Heat decidem o título da NBA
Em sua 10ª Final, LeBron James reencontra franquia pela qual ganhou os primeiros anéis da carreira
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das lendas urbanas mais famosas da NBA é a de que Pat Riley, presidente do Miami Heat, convenceu LeBron James a levar seus talentos para South Beach jogando seus nove anéis de campeão na mesa. Naquele ponto da carreira, em 2010, o Rei ainda não havia sido coroado, passando por anos frustrantes em Cleveland, onde não conseguiu liderar os Cavaliers à terra prometida. O resto da história você já sabe.
Em quatro anos em Miami, foram múltiplos prêmios de MVP, MVP das Finais e dois campeonatos conquistados. Uma jornada quase perfeita, não fosse pelo fim. Riley queria que a parceria continuasse. LeBron tinha outros planos, levando o que ele aprendeu em Miami de volta para Cleveland, onde conseguiu vencer seu próprio campeonato como líder de uma franquia. Riley não ficou feliz.
“Você tem que permanecer se tiver coragem. Não encontrar a primeira porta e sair correndo se a oportunidade aparecer”, afirmou o presidente do Heat em uma coletiva durante o processo da saída de LeBron de Miami.
A partir desta quarta-feira (29/9), às 22h, LeBron tentará aplicar os métodos aprendidos em Miami sobre como montar um elenco campeão contra um de seus mentores. O Jogo 1 das Finais da NBA entre Los Angeles Lakers e Miami Heat terá transmissão da ESPN e da Band.
Iguodala
Enquanto LeBron exercia suas recém-aprendidas habilidades de executivo montando elencos para tentar superar o supertime do Golden State Warriors, Pat Riley passou longos seis anos se esforçando em criar um novo candidato ao título em Miami. E o fez utilizando o método “Pat Riley” tradicional: veteranos de confiança, trabalhadores, misturados com calouros sedentos, com algo a provar.
Além de Butler, Dragic, Crowder, Robinson e Herro, uma dessas peças essenciais é Andre Iguodala. Se LeBron James disputa sua nona final em 10 anos, Iggy também tem seu próprio recorde do qual se orgulhar já que vai para sua sexta final consecutiva.
Aliás, LeBron e Iguodala têm suas próprias contas a acertar um com o outro. Ambos se encontraram em quatro dessa sequência de decisões entre Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers. Iguodala leva a melhor sobre James no retrospecto total em Finais (3 x 1), ganhando um MVP em 2015, muito pelo trabalho que fez marcando o camisa 23. O ex-ala do Cleveland Cavaliers deu o troco em 2016, no entanto, colocando Iggy em um dos pôsteres mais famosos da história da NBA, com um bloqueio icônico na única Final vencida pela franquia de Ohio.
Riley e os Lakers
Impossível falar sobre velhos conhecidos nestas finais sem citar o histórico entre Pat Riley e o Los Angeles Lakers. Foi na franquia californiana que Riley ganhou seu primeiro anel de campeão em 1972 como jogador. Dez anos depois, retornou à franquia como treinador, guiando o “Showtime Lakers”, com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, a quatro títulos da NBA nos anos 1980.
Saiba mais detalhes sobre as Finais da NBA no raio-x feito pelo Metrópoles. Confira: