Dia histórico na NBA: LeBron se tornará o maior cestinha da história da liga
Contra o Oklahoma City Thunder, LeBron James precisa de 36 pontos para ultrapassar Kareem-Abdul Jabbar e se tornar o maior cestinha da NBA
atualizado
Compartilhar notícia
Com 25 vitórias e 29 derrotas, a temporada 2022/23 dos Lakers está longe do esperado pelos seus torcedores. Afinal, a franquia dourada e roxa de Los Angeles é, ao lado do Boston Celtics, a maior vencedora da história da NBA, com 17 títulos conquistados. No entanto, a partir da meia-noite desta terça (7/2) para quarta, o time terá a oportunidade de voltar a ser protagonista na liga.
LeBron James tem grandes chances de se tornar o maior pontuador da história da NBA no duelo contra o Oklahoma City Thunder. Para isso, o camisa 6 precisa marcar pelo menos 36 pontos e baterá o recorde de Kareem Abdul-Jabbar, outra lenda dos Lakers, chegando aos 38.388 pontos.
O recorde de Abdul-Jabbar permanece vivo há 39 anos, quando ele superou a marca do detentor do recorde, à época, Wilt Chamberlain, em 1984. E da forma como LeBron vem desempenhando, mesmo aos 38 anos, o recorde será superado e, muito provavelmente, pulverizado.
Em sua 20ª temporada na NBA, LeBron James tem registrado médias de 30 pontos por jogo, 8.5 rebotes e 7.1 assistências. Números incríveis que superam outras lendas do esporte em seus anos finais, como Michael Jordan, Kobe Bryant, Karl Malone e o próprio Kareem Abdul-Jabbar, que registrou média de 23.4 pontos por jogo aos 38 anos, em 1985/86.
Além de ser uma marca da longevidade e dedicação ao jogo, o desempenho incrível de LeBron em uma idade que a esmagadora maioria dos jogadores diminui a qualidade de seu desempenho é também uma necessidade. Os Lakers são apenas o 11º colocado da Conferência Oeste, correndo o risco de ficar de fora até da repescagem.
James tem feito a sua parte – e mais um pouco – até aqui, para manter vivas as chances de playoffs de um elenco que sofreu com a ausência de Anthony Davis por lesão e que carece de talento. Caso os Lakers fiquem pelo caminho, a madrugada desta terça para quarta deverá ser o único ponto de brilho para James e Los Angeles na temporada.
O camisa 6 já afirmou que o seu plano é jogar na NBA até que tenha uma oportunidade de estar em quadra com o seu filho, Bronny James, algo que pode acontecer, no mínimo, a partir da temporada 2024-25, quando LeBron terá seus 40 anos. Ainda em alto nível, caso cumpra sua promessa, LeBron poderá finalizar sua carreira com mais de 40 mil pontos, no top 3 dos maiores assistentes da história da NBA e entre os maiores reboteiros da liga. Apenas ele e Kareem Abdul-Jabbar estão no top 50 em todas essas categorias.
Veja a lista dos 10 maiores pontuadores na história da NBA:
– Kareem Abdul-Jabbar – 38.387 pontos
– LeBron James – 38.352 pontos
– Karl Malone – 36.928 pontos
– Kobe Bryant – 33.643 pontos
– Michael Jordan – 32.292 pontos
– Dirk Nowitzki – 31.560 pontos
– Wilt Chamberlain – 31.419 pontos
– Shaquille O’Neal – 28.596 pontos
– Carmelo Anthony – 28.289 pontos
– Moses Malone – 27.409 pontos