Depois de 58 anos, Warriors e Celtics se encontram em uma final de NBA
Na única vez em que os times se enfrentaram em finais, em 1964, o Boston Celtics venceu o então San Francisco Warriors e foi campeão da NBA
atualizado
Compartilhar notícia
Duas das franquias mais tradicionais da NBA, Boston Celtics e Golden State Warriors voltam a se enfrentar nas finais da NBA após 58 anos. Se naquela oportunidade, no ano de 1964, os Celtics foi campeão ao vencer a série por 4 x 1, dessa vez os Warriors terão a chance de conquistar o troféu pela sétima vez. Ao todo, o confronto entre as franquias acumula 23 títulos (17 Boston e 6 Warriors).
Com a vitória do Boston Celtics contra o Miami Heat no jogo 7 no domingo (29/5) por 100 x 96, a franquia conquistou a Conferência Leste e a vaga na grande final contra o Golden State Warriors, que faturou a vaga na decisão ao vencer o Dallas Mavericks na final do Oeste.
Além da oportunidade de se sagrar campeão, para ambas as franquias está em jogo a chance alcançar marcas importantes. Os Celtics podem garantir a 18º conquista e ficar à frente dos Lakers, que, em 2020, foi campeão pela 17º vez. Já os Warriors poderão ser campeões pela sétima vez, ultrapassar o Chicago Bulls e se tornar o terceiro maior vencedor da NBA.
Começos distintos
Já nos primeiros jogos da temporada, cujo início se deu em outubro do ano passado, o Golden State Warriors deu sinais de que brigaria pelo título. Com um ritmo de jogo que lembrou o da época em que ganharam três títulos em quatro anos, os Warrios encantaram os fãs de basquete.
Apesar da volta de Klay Thompson em janeiro, os comandados de Steve Kerr tiveram uma queda de desempenho, terminando a campanha regular da Conferência Oeste na terceira posição, atrás de Memphis Grizzlies (2º) e Phoenix Suns (1º).
Já os Celtics tiveram um começo de campeonato complicado, Sob o comando de novo treinador, o ex-atleta Ime Udoka, a franquia demorou a engrenar, chegando a ficar fora da zona de classificação para os playoffs. No entanto, de janeiro pra cá, os Celtics se transformaram na melhor defesa do campeonato e terminaram em 2º lugar no Leste.
Além do forte sistema defensivo, com Marcus Smart eleito o defensor da temporada regular, a equipe passou a ter um ataque mais envolvente, deixando de depender apenas dos pontos de Jayson Tatum e Jaylen Brown.
Dias de descanso
Se o campeão da Conferência oeste teve uma vida tranquila nos playoffs, vencendo todos os jogos em casa, do lado Leste houve duas séries de 7 jogos por parte do campeão. Além de jogos desgastantes, houve inúmeras lesões no decorrer da pós-temporada.
Porém, até a data da primeira partida da final, que será na próxima quinta-feira (2/6), as equipes terão um intervalo para descansar os atletas, além de realizar ajustes nos respetivos times envolvidos.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes