metropoles.com

Covid, lesões e demissões: NBA vive dia maluco fora das quadras

Quarta-feira (16/6) movimentou os bastidores da principal liga de basquete do mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dustin Bradford/Getty Images/Jevone Moore/Icon Sportswire via Getty Images
Kawhi Chris Paul
1 de 1 Kawhi Chris Paul - Foto: Dustin Bradford/Getty Images/Jevone Moore/Icon Sportswire via Getty Images

A NBA viveu uma quarta-feira (16/6) agitada mesmo antes de Los Angeles Clippers e Utah Jazz entrarem em quadra para disputar um decisivo Jogo 5 pela segunda rodada dos playoffs do Oeste. Entre os acontecimentos do dia, teve estrela afastada devido aos protocolos de Covid, desfalcando time por causa de lesão, técnicos e dirigentes demitidos e calouro sendo premiado.

A seguir, o Metrópoles te apresenta um resumo dos principais acontecimentos do dia e suas possíveis ramificações para o futuro próximo da liga. Confira:

Chris Paul afastado

Chris Paul e o Phoenix Suns são uma das principais histórias destes playoffs, conseguindo a primeira classificação para as Finais de Conferência da equipe do Arizona desde 2010. Apostando em um basquete coletivo, com contribuições importantes de todo o elenco, CP3, aos 36 anos, é o grande general do time em quadra.

Porém, o empolgado torcedor dos Suns está segurando sua respiração após as notícias de que Paul foi afastado das atividades por tempo indeterminado devido aos protocolos sanitários da NBA contra a Covid-19. Não se sabe se CP3 testou positivo para o vírus ou se teve contato com alguém infectado. E, segundo reportagem da ESPN, mesmo que já esteja vacinado, se tiver apresentado sintomas, o armador teria que cumprir os protocolos e ficar afastado da equipe.

Por quanto tempo CP3 desfalcará o Suns? Difícil dizer. No momento, a equipe descansa após varrer o Denver Nuggets, e aguarda o vencedor do confronto entre Clippers e Jazz. Uma nova atualização sobre a situação do armador será fornecida pelo seu time no sábado.

A lesão de Kawhi Leonard

Após sair perdendo por 2 x 0 para o Utah Jazz, o Clippers apresentou dois excelentes desempenhos, liderados por suas maiores estrelas, Paul George e Kawhi Leonard. O reservado ala da equipe vinha sendo um dos melhores jogadores desta pré-temporada, aliando volume e eficiência.

É por isso que a lesão no joelho que o tirou do Jogo 5 e, especula-se, pode lhe tirar do resto da série, representa uma verdadeira tragédia para os Clippers, franquia que, novamente, se vê desfalcada de um de seus principais jogadores nos playoffs. Sem Kawhi, o teto da equipe californiana diminui consideravelmente e ela corre o risco de, pelo segundo ano da dupla PG/Leonard, ser eliminada antes do esperado.

Demissões

Não são apenas os técnicos brasileiros que sofrem com a dança das cadeiras no futebol. A quarta de NBA contou com nada menos que três demissões — dois treinadores e um gerente-geral.

Scott Brooks não conseguiu entrar em um acordo com o Washington Wizards e deixou a franquia após cinco temporadas. No último campeonato, ele comandou a equipe da capital para um recorde de 34-38 e a 8ª colocação do Leste. Após passar pelo play-in, foram eliminados em quatro jogos pelo Philadelphia 76ers. No total, Brooks deixa a equipe com um recorde de 183 vitórias e 207 derrotas.

Já Stan Van Gundy só ficou apenas uma temporada à frente do New Orleans Pelicans. Segundo fontes, o estilo do treinador não teria agradado ao gerente-geral, David Griffin, e Brandon Ingram, uma das estrelas da equipe, também não estaria satisfeito. Com as demissões de Van Gundy e Brooks, agora são seis equipes da NBA sem treinador: Washington, New Orleans, Portland, Boston, Indiana e Orlando.

No entanto, uma das demissões que prometem ter mais implicações para o futuro é a do gerente-geral Don Nelson, que estava no Dallas Mavericks havia 24 anos. Segundo uma reportagem publicada pelo The Athletic dois dias antes da demissão, a comissão técnica dos Mavericks estaria vivendo momentos tumultuados, envolvendo Nelson, Haralabous Voulgaris, o diretor de pesquisa e desenvolvimento da franquia e Luka Doncic, principal estrela da equipe.

Luka estaria tendo problemas de relacionamento com Voulgaris. Apesar de, no momento, Nelson ter perdido a queda de braço, relatos de Kevin O’Connor, do The Ringer, dão contas de que Voulgaris pode ser o próximo a ser demitido dos Mavericks.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?