Conheça Josh Giddey, jovem australiano que quebrou recorde na NBA
Aos 19 anos, ele se tornou o jogador mais jovem a registrar um triple double na liga
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma temporada marcada por lesões e por novos surtos da pandemia de Covid-19, que está desfigura grande parte dos elencos dos times da NBA, diversas histórias e heróis improváveis estão tendo a chance de aparecer e brilhar. No último domingo (2/1), foi a vez de Josh Giddey, calouro australiano de 19 anos do Oklahoma City Thunder, escrever seu surpreendente nome na história da liga.
Giddey marcou 17 pontos, registrou 14 assistências e pegou 13 rebotes na derrota de 95 x 86 para o Dallas Mavericks, se tornando o jogador mais jovem a anotar um triplo-duplo na história da NBA.
Com 19 anos e 84 dias, Giddey superou LaMelo Ball, outro calouro sensação na temporada passada, que havia chegado aos dois dígitos em três diferentes categorias aos 19 anos e 140 dias pelo Charlotte Hornets em janeiro do ano passado.
“As estatísticas individuais são legais, mas uma vitória é sempre melhor para mim. Eu já disse que se eu registrar zero pontos, zero assistências e zero rebotes e nós vencermos, eu ficarei mais feliz do que se eu tiver um triplo-duplo e nós perdermos”, afirmou Giddey.
O desejo de Giddey já se manifestou uma vez nesta temporada, pelo menos em parte. Em um jogo contra o New Orleans Pelicans, o jogador anotou 10 rebotes, 10 assistências…e nenhum ponto. Este foi o primeiro duplo-duplo sem pontos desde 1971, quando Norm Van Lier, de Cincinnati, anotou 13 assistências e 11 rebotes na vitória dos Royals sobre o Los Angeles Lakers.
Apesar do jogo zerado, em sua primeira temporada, ele tem médias notáveis de 11 pontos, 7.3 rebotes e 6.4 assistências por partida, produção que tem colocado o calouro entre os cinco estreantes mais valiosos da NBA.
Escolhido em 6º lugar no último draft, Giddey já demonstrava no Adelaide 36ers as habilidades que lhe permitem ter uma produção ofensiva em diversas áreas do jogo.
“Giddey é um organizador de jogadas brilhantes que pode criar para seus companheiros de diversas maneiras. Ele é um maestro do pick-and-roll com habilidade de tomar decisões rápidas e inteligentes, com passes complexos em espaços apertados. Sua habilidade avançada com a bola o ajuda a desempenhar essa função do jogo”, dizia um dos relatórios sobre Giddey antes de a temporada começar.
Vale apontar que a performance histórica de Giddey contra o Dallas Mavericks aconteceu após o jogador perder três jogos por estar presente no protocolo de saúde da liga contra a Covid-19. Atualmente, Shai-Gilgeous Alexander, principal atleta do Oklahoma City Thunder, também desfalca a jovem equipe, que precisará ainda mais que seu australiano sensação assuma maior protagonismo.