Com elenco reduzido, Brasília precisará se reinventar nesta sexta
Com três jogadores lesionados e sem condições de enfrentar o Flamengo, time brasiliense terá dura missão no Ginásio da Asceb
atualizado
Compartilhar notícia
A imagem do ala-armador Gui Santos deixando a quadra amparado pelo fisioterapeuta Carlos Ewbank e o preparador físico Iran Nakamura, e a posterior confirmação de que o jogador não entrará mais em quadra pelo Brasília nesta temporada por conta da ruptura do tendão patelar do joelho direito, ampliaram a lista de jogadores inativos do time da capital federal. Para o jogo desta sexta-feira (24/01/2020), diante do Flamengo, no Ginásio da Asceb, o camisa 3 será uma das três baixas da equipe comandada por Ricardo Oliveira.
Além de Gui Santos, que passará por cirurgia provavelmente já nesta sexta-feira, o Brasília terá ainda os desfalques de Pedro Mendonça, em fase final de recuperação de uma artroscopia, e o pivô Marcelo Ruediger, o Marcelão, que trata uma inflamação no psoas menor e, por isso, não vem entrando em quadra. É neste cenário que o Brasília enfrentará o Rubro-Negro, atual líder da competição. Com isso, o treinador do time da capital federal precisará promover maior rodagem dos atletas, visto que, pelo menos para este confronto, os “visitantes” terão apenas 10 jogadores à disposição.
Vale ressaltar que o Flamengo é quem será o mandante do embate desta sexta-feira. O time carioca, que tem como patrocinador master o BRB, precisa, por contrato, realizar partidas como mandante em Brasília. Após conversas entre as partes, os 30% de jogos determinados inicialmente foram reduzidos para 25%, entre duelos de fase de classificação e playoffs. Depois do clássico contra o time da capital federal, o Flamengo jogará no DF novamente no dia 31, quando receberá o Minas Tênis Clube.
Assim, a tendência é que alguns atletas passem a ter mais minutos de quadra. É o caso, por exemplo, do ala Gui Bento. O jogador, que faz sua primeira temporada com o Brasília, tem médias de 8,8 minutos por jogo, número que deve aumentar nos próximos compromissos. Apenas para efeito de comparação, logo após a lesão de Gui Santos, o camisa foi acionado por Ricardo Oliveira e permaneceu em quadra por mais de 15 minutos. No confronto anterior, a vitória do Brasília sobre o Pato Basquete, o ex-jogador do Corinthians atuou por pouco menos de três minutos.
Quem também pode receber mais oportunidades é o armador brasiliense Gabrielzinho. Aos 18 anos e na segunda temporada como profissional, o jogador tem entrado em situações específicas para descansar a dupla composta por Nezinho e Pedrinho Rava. Os dois são os donos da armação no Brasília, mas com a baixa de Gui Santos, que também exercia a função em alguns momentos, é possível que o jovem seja mais acionado.
Flamengo x Brasília
Local: Ginásio da Asceb, na 904 sul
Data: 24/01/2020
Horário: 21h10
Ingressos a partir de R$ 15. Vendas on-line e também na hora do jogo