metropoles.com

Com 100% dos jogos transmitidos, NBB começa neste sábado

Reforçado, Flamengo é favorito a conquistar o bicampeonato, que seria o sétimo título do time na história da competição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Myke Sena/Especial Para O Metrópoles
Universo/Brasília
1 de 1 Universo/Brasília - Foto: Myke Sena/Especial Para O Metrópoles

A bola vai subir para a 12ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB), o principal campeonato de clubes do basquete brasileiro. Nesta edição, 16 times (dois a mais que na temporada passada) disputarão o cobiçado troféu, que dá ainda uma vaga na FIBA Champions League, espécie de Copa Libertadores da modalidade. O primeiro jogo será disputado neste sábado (12/10/2019), entre Flamengo e Minas, dois dos principais postulantes ao título do torneio.

Em relação à temporada passada, o NBB recebeu três novas equipes: Pato Basquete (PR) e São Paulo, que disputaram a última edição da Liga Ouro, mas não ficaram com o título, tiveram os projetos aceitos e estão garantidos na disputa. As agremiações se juntam à Unifacisa (PB), campeã justamente da última Liga Ouro, conquistou a vaga na elite do basquete brasileiro. O Vasco, por outro lado, vivendo problemas financeiros, deixou a competição. Assim, os 14 times que disputaram o último NBB passaram a ser 16 nesta temporada.

A grande novidade neste ano será a transmissão de 100% das partidas. O feito só se tornou possível graças a múltiplas parcerias promovidas pela Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade que organiza o NBB. Os duelos serão transmitidos na TV (aberta, pela Band, e no canal por assinatura Fox Sports) e na internet, com jogos ao vivo no Facebook e no Twitter oficiais do NBB, e na plataforma de streaming Dazn. A tabela completa de jogos, inclusive com as transmissões, está disponível neste site.

O aumento significativo (de 75% dos jogos para a totalidade de duelos) obrigou a LNB a promover mudanças em sua equipe. A entidade contratou repórteres em todas as cidades que receberão partidas. Se antes narradores, comentaristas e repórteres percorriam o país, agora, é possível que apenas os profissionais das cidades estejam nos ginásios, com o restante da transmissão sendo feita off-tube, com narrador e comentarista no estúdio.

Atual campeão reforçado
Maior campeão do NBB, o Flamengo chega nesta edição reforçado para defender o título conquistado sobre o Franca (SP) na última temporada. O técnico Gustavo de Conti contará com os talentos do ala/armador norte-americano Zach Graham, que, no último NBB, defendeu o Brasília. O camisa 32 é a principal chegada no forte elenco que manteve a base campeã, que já contava com o ala Marquinhos, o ala/pivô Olivinha e o armador Deryk Ramos.

Fora de quadra, o time recebeu o patrocínio do Banco de Brasília (BRB). O órgão brasiliense estampa, desde o Campeonato Carioca, a marca no espaço mais nobre do uniforme rubro-negro. Pela exposição, a equipe do Rio de Janeiro receberá R$ 2,5 milhões, valor superior ao R$ 1,5 milhão que o mesmo banco paga para patrocinar o Brasília, que também disputará o NBB.

O contrato com o BRB, aliás, previa a realização de 30% dos jogos do Flamengo como mandante em Brasília. Após uma negociação, porém, o número diminuiu para 25%. As primeiras partidas do Rubro-Negro na capital federal devem ser disputadas já na próxima semana, também no Ginásio da ASCEB, diante de Paulistano, no dia 22, e contra o São Paulo, no dia 25.

Minas de cara nova
Enquanto o Flamengo manteve a base do elenco, o Minas Tênis Clube investiu pesado durante o período inter-temporada para reforçar o time. Os mineiros, que fizeram duelos históricos com o Brasília nas primeiras edições do NBB, viveram período de baixa em termos de resultados, mas para a temporada 2019/20 promete lutar pelo título. O elenco já contava com o ala Leandro Barbosa, eleito melhor sexto homem da NBA em 2006/07.

Agora, os minastenistas contarão com os talentos dos alas/armadores Alex Garcia e Gui Deodato, do pivô norte-americano Tyrone Curnell e existe ainda o interesse da equipe mineira em contratar ninguém menos que o também pivô Anderson Varejão, que colecionou várias temporadas atuando na NBA.

Brasília com início turbulento
No segundo ano disputando a competição após a ausência na décima edição, o Brasília teve um começo de temporada no mínimo turbulento. Depois de três derrotas no Torneio InterLigas (duas delas por 20 ou mais pontos), a equipe demitiu o técnico André Germano na última semana, a menos de dez dias da estreia, diante do Botafogo, no Ginásio da ASCEB. A diretoria do time agiu rápido e efetivou o então auxiliar Ricardo Oliveira no cargo de técnico principal. O profissional, que trabalhou na revelação de nomes que hoje compõem o elenco do Brasília, caso de Ronald Rudson e Pedro Mendonça, ainda nas categorias de base.

Felipe Mendez/Universo/Brasília
André Germano foi demitido do posto de técnico a nove dias do início desta edição do NBB

Para reforçar a identidade do time com a cidade, o Brasília contratou ainda o auxiliar Michael Swioklo. Importante técnico nas categorias de base do basquete da cidade, Mika, como é conhecido, também trabalhou com nomes importantes da modalidade ainda nos primeiros contatos com o esporte.

Em termos de elenco, o Brasília manteve a base do time que alcançou a fase de oitavas de final da competição na última edição. Nezinho, Pedrinho Rava, Gui Santos, Pedro Mendonça, Arthur, Rafa Moreira, Ronald e Marcelão permaneceram no time, que recebeu os reforços do armador Gabriel Santos, o Gabrielzinho, nascido em Brasília e que defendeu o Vasco no último ano, o ala Gui Bento, ex-Corinthians, o ala/pivô Zé Carlos e o pivô Bruno Fiorotto.

Os amistosos no InterLigas foram os únicos amistosos que o Brasília fez durante a preparação. Diferente dos dois primeiros adversários na competição: depois de medir forças com o Botafogo, os brasilienses enfrentam o Flamengo, no dia 16.

Confira os times que disputarão o NBB 12:

Brasília;
Basquete Cearense (CE);
Bauru (SP);
Botafogo (RJ);
Corinthians (SP);
Flamengo (RJ);
Franca (SP);
Minas Tênis Clube (MG);
Mogi das Cruzes (SP);
Pato Basquete (PR);
Paulistano (SP);
Pinheiros (SP);
Rio Claro (SP);
São José dos Campos (SP);
São Paulo (SP);
Unifacisa (PB)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?