metropoles.com

Chris Paul desafia mortalidade e faz Phoenix Suns ressurgir das cinzas

Aos 35 anos, CP3 será um dos responsáveis por fazer a franquia retornar os playoffs após mais de uma década

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ronald Martinez/Getty Images
Chris Paul Phoenix Suns
1 de 1 Chris Paul Phoenix Suns - Foto: Ronald Martinez/Getty Images

Com a vitória sobre o Utah Jazz, que vinha sendo o melhor time da temporada, na noite dessa quinta (7/4), o Phoenix Suns solidificou sua posição como 2º melhor time da Conferência Oeste, com um recorde de 36 vitórias e 14 derrotas, a frente de times como Los Angeles Lakers, Clippers e Denver Nuggets.

Caso a classificação para os playoffs se confirme, será a primeira vez que a franquia do Arizona estará na pós-temporada desde 2009-10, quando o time era liderado pelo armador Steve Nash, duas vezes MVP da liga. Uma década depois, outro lendário armador é responsável por fazer Phoenix ressurgir das cinzas.

Prestes a fazer 36 anos, Chris Paul continua desafiando a mortalidade de um atleta. Antes da temporada passada, quando o jogador foi trocado pelo Houston Rockets para o Oklahoma City Thunder, um time recheado por jovens e assumidamente em reconstrução, os analistas que cobrem a NBA especularam que, sem chances de ser competitivo, a temporada “desperdiçada” por um armador de 34 anos e com um passado de lesões representaria o seu declínio.

O resultado: com uma dieta renovada e mais vontade de provar que seus críticos estavam errados, CP3 exibiu seu velho basquete cerebral e liderou o jovem Thunder a uma surpreendente campanha de 44 vitórias e 28 derrotas, o suficiente para a 5ª melhor campanha do Oeste.

Quando o Phoenix Suns adquiriu Chris Paul via troca enviando Abel Nader, Kelly Oubre Jr., Ricky Rubio, Ty Jerome, Jalen Lecque e uma escolha de primeira rodada para Oklahoma, o time do técnico Monty Williams desejava ver resultados semelhantes ao que CP3 entregou não só em OKC, mas em todos os times que atuou na carreira (veja tabela abaixo). Dito e feito.

Melhor com ele – confira a diferença no aproveitamento de vitórias de cada time antes e com CP3:

Hornets
Antes de CP — .220%
Com CP — .463%

Clippers
Antes de CP — .390%
Com CP — .606%

Rockets
Antes de CP — .671%
Com CP — .793%

Thunder
Antes de CP — .598%
Com CP — .611%

Suns
Antes de CP — .466%
Com CP — .720%

Pós-temporada

Com médias de 16.3 pontos por jogo, 4.7 rebotes e 8.8 assistências, Chris Paul continua tendo o mesmo impacto coletivo de seus melhores dias, fornecendo liderança, uma defesa sólida, um confiável jogo de meia distância, distribuindo e controlando o ritmo do jogo e das ações dos outros nove homens em quadra.

O que o Phoenix Suns espera de diferente com CP3 na atual temporada seja o seu retrospecto em playoffs. Apesar do currículo invejável, que inclui 11 seleções para o All-Star Game, 8 seleções para os times ideais da NBA, 9 seleções para os times defensivos, o título de Melhor Calouro da Temporada (2006), quatro títulos de Assistências e a posição número 6 na lista de Assistências em todos os tempos, o sucesso do armador em playoffs não está à altura de sua carreira.

Em 16 temporadas na NBA, o mais longe que Chris Paul chegou foi na temporada 2017-18, quando o seu Houston Rockets forçou o poderoso Golden State Warriors a um Jogo 7 na Final da Conferência Oeste. Devido a uma lesão muscular sofrida no Jogo 5, o armador perdeu os dois últimos jogos da série, e os Rockets foram eliminados.

Antes disso, CP3 passou por algumas lesões traumáticas com o Clippers, que tinha um time considerado forte o suficiente para atingir as Finais da NBA. Já com o Thunder, na temporada passada, Paul foi eliminado ainda na primeira rodada por sua ex-equipe.

Independentemente da falta de um anel de campeão em seu vitorioso currículo, Chris Paul segue ensinando a jovens armadores o que significa ser um general em quadra e dando ao Phoenix Suns a melhor chance possível de voltar a ser uma franquia relevante. Em contrapartida, Devin Booker, DeAndre Ayton e Cia. podem ajudar o veterano a estender e acrescentar mais louros à sua carreira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?