Charles Barkley: lenda da NBA revela rotina durante quarentena
Em videoconferência, comentarista também relembrou seus dias no Phoenix Suns e duelos com Jordan
atualizado
Compartilhar notícia
Charles Barkley é considerado por grande parte da mídia especializada e por torcedores como um dos melhores, senão o melhor, jogador da NBA que nunca venceu um título da liga. No entanto, isso não parece incomodar muito Chuck.
Após a aposentadoria, em 2000, Barkley não demorou para começar uma carreira de sucesso como comentarista na TNT, no qual ele esbanjou toda sua irreverência e língua afiada, resultando em três prêmios Emmys. Arrependimentos? Apenas um.
“Quando eu era mais jovem, tinha tanto orgulho e confiança que conseguiria vencer sozinho que acabei me desgastando além do necessário e queimei demais meus pneus”, afirmou, em um bate-papo promovido pela NBA com jornalistas do mundo inteiro.
Durante a conversa, Chuck, sempre bem-humorado, falou sobre sua rotina na quarentena, recordou os dias de Phoenix Suns e revelou porque vai doar seu troféu de MVP, vencido em 1992-1993. Confira:
Quarentena
Barkley deu o recado: “Fiquem em casa”. O ex-atleta afirmou que tem procurado manter a sanidade com exercícios e golfe. Também revelou que seu melhor investimento durante o isolamento foi uma bicicleta. E as bebidas? “Não dá pra beber todo dia. Eu e meus amigos fizemos um pacto: só sexta e sábado. Enfim, somos abençoados e temos que nos manter positivos”.
Phoenix Suns
Foram quatro temporadas e, possivelmente, os melhores anos de Charles na NBA. “Quando eu cheguei a Phoenix, eu falei: ‘Eu realmente achava que era o melhor jogador da liga, mas nunca tive ajuda suficiente. Então, eu pedi Dan Majerle e Kenny Johnson. Dessa forma, eu sabia que iríamos vencer o Oeste e enfrentar o Bulls na final”, conta.
“Os fãs em Philadelphia foram ótimos, mas em Phoenix eu nunca tinha experimentado algo assim”, recorda. “Eu sei que a franquia tinha fama de amarelona, sempre chegava nos playoffs, mas era eliminada. Conversei com o grupo que, só porque éramos talentosos, não significava que iríamos vencer”.
Melhor jogo na NBA
Final da Conferência Oeste de 1993, Jogo 7 entre Seattle SuperSonics x Phoenix Suns: “Nós havíamos perdido o jogo 6 e eu estava pensando em maneiras de motivar a equipe. Conversei com Frank Johnson, um dos veteranos da equipe, e ele me disse que não estava preocupado com o time só comigo, porque ele sabia que se eu liderasse, se eu estivesse bem, o time iria acompanhar. Então eu fui lá e marquei 44 pontos, com 24 rebotes. Vencemos e fomos para a Final”, contou Chuck.
Final contra o Bulls
O Chicago Bulls venceu a Final de 1993 contra o Phoenix Suns por 4 x 2, em um duelo que entre dos dois melhores jogadores da liga, Michael Jordan e Charles Barkley. “Eu só me arrependo do Jogo 1, foi o único que fomos mal. Eu fui muito passivo, queria envolver meus companheiros, e esqueci de fazer o meu jogo. Deveria ter sido mais agressivo”, lamenta.
Charles se recorda que, apesar da derrota, a cidade de Phoenix ainda assim fez um desfile para receber os vice-campeões. “Phoenix tem times em outros esportes, mas eles amam basquete e estavam orgulhosos de nós”.
Caridade
MVP na temporada 1992-1993, Barkley anunciou recentemente que pretende vender seu troféu para ajudar a construir alojamentos mais baratos para comunidades carentes. “Eu tenho muita porcaria na minha casa. Estou envelhecendo, pra que tenho isso? Pra chamar meus amigos e eles verem meus troféus? Prefiro usar essas conquistas para outras coisas”, revelou.
“Temos que entender que a vida nunca mais será a mesma depois do que estamos passando. Restaurantes estão fechando, empregos estão sendo perdidos, isso é muito triste. Então, se cuidem, cuidem da saúde. Façam sua parte”, encerrou.