metropoles.com

Charles Barkley: lenda da NBA revela rotina durante quarentena

Em videoconferência, comentarista também relembrou seus dias no Phoenix Suns e duelos com Jordan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gerry Hanan/Getty Images for SXSW
Charles Barkley
1 de 1 Charles Barkley - Foto: Gerry Hanan/Getty Images for SXSW

Charles Barkley é considerado por grande parte da mídia especializada e por torcedores como um dos melhores, senão o melhor, jogador da NBA que nunca venceu um título da liga. No entanto, isso não parece incomodar muito Chuck.

Após a aposentadoria, em 2000, Barkley não demorou para começar uma carreira de sucesso como comentarista na TNT, no qual ele esbanjou toda sua irreverência e língua afiada, resultando em três prêmios Emmys. Arrependimentos? Apenas um.

“Quando eu era mais jovem, tinha tanto orgulho e confiança que conseguiria vencer sozinho que acabei me desgastando além do necessário e queimei demais meus pneus”, afirmou, em um bate-papo promovido pela NBA com jornalistas do mundo inteiro.

Durante a conversa, Chuck, sempre bem-humorado, falou sobre sua rotina na quarentena, recordou os dias de Phoenix Suns e revelou porque vai doar seu troféu de MVP, vencido em 1992-1993. Confira:

Quarentena

Barkley deu o recado: “Fiquem em casa”. O ex-atleta afirmou que tem procurado manter a sanidade com exercícios e golfe. Também revelou que seu melhor investimento durante o isolamento foi uma bicicleta. E as bebidas? “Não dá pra beber todo dia. Eu e meus amigos fizemos um pacto: só sexta e sábado. Enfim, somos abençoados e temos que nos manter positivos”.

Phoenix Suns

Foram quatro temporadas e, possivelmente, os melhores anos de Charles na NBA. “Quando eu cheguei a Phoenix, eu falei: ‘Eu realmente achava que era o melhor jogador da liga, mas nunca tive ajuda suficiente. Então, eu pedi Dan Majerle e Kenny Johnson. Dessa forma, eu sabia que iríamos vencer o Oeste e enfrentar o Bulls na final”, conta.

“Os fãs em Philadelphia foram ótimos, mas em Phoenix eu nunca tinha experimentado algo assim”, recorda. “Eu sei que a franquia tinha fama de amarelona, sempre chegava nos playoffs, mas era eliminada. Conversei com o grupo que, só porque éramos talentosos, não significava que iríamos vencer”.

Melhor jogo na NBA

Final da Conferência Oeste de 1993, Jogo 7 entre Seattle SuperSonics x Phoenix Suns: “Nós havíamos perdido o jogo 6 e eu estava pensando em maneiras de motivar a equipe. Conversei com Frank Johnson, um dos veteranos da equipe, e ele me disse que não estava preocupado com o time só comigo, porque ele sabia que se eu liderasse, se eu estivesse bem, o time iria acompanhar. Então eu fui lá e marquei 44 pontos, com 24 rebotes. Vencemos e fomos para a Final”, contou Chuck.

Final contra o Bulls

O Chicago Bulls venceu a Final de 1993 contra o Phoenix Suns por 4 x 2, em um duelo que entre dos dois melhores jogadores da liga, Michael Jordan e Charles Barkley. “Eu só me arrependo do Jogo 1, foi o único que fomos mal. Eu fui muito passivo, queria envolver meus companheiros, e esqueci de fazer o meu jogo. Deveria ter sido mais agressivo”, lamenta.

Charles se recorda que, apesar da derrota, a cidade de Phoenix ainda assim fez um desfile para receber os vice-campeões. “Phoenix tem times em outros esportes, mas eles amam basquete e estavam orgulhosos de nós”.

Caridade

MVP na temporada 1992-1993, Barkley anunciou recentemente que pretende vender seu troféu para ajudar a construir alojamentos mais baratos para comunidades carentes. “Eu tenho muita porcaria na minha casa. Estou envelhecendo, pra que tenho isso? Pra chamar meus amigos e eles verem meus troféus? Prefiro usar essas conquistas para outras coisas”, revelou.

“Temos que entender que a vida nunca mais será a mesma depois do que estamos passando. Restaurantes estão fechando, empregos estão sendo perdidos, isso é muito triste. Então, se cuidem, cuidem da saúde. Façam sua parte”, encerrou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?