BRB/Brasília e Cerrado Basquete se enfrentam em clássico candango
Esta é a sexta vez que o clássico brasiliense acontece no NBB. Os dois times se enfrentam na casa do Brasília, a Arena BRB Nilson Nelson
atualizado
Compartilhar notícia
O BRB/Brasília recebe o Cerrado Basquete, nesta quinta-feira (2/3), às 20h, em partida válida pela 8ª rodada do 2º turno do Novo Basquete Brasil (NBB). Este será o sexto dérbi candango disputado na competição desde que o Cerrado passou a participar da liga.
Apesar de estarem em duas situações diferentes, as equipes entram em quadra querendo somar pontos e alcançar uma estabilidade maior na classificação do NBB.
O Brasília está em 13º lugar, com seis vitórias, 17 derrotas e um aproveitamento de 26,1%. Por outro lado, o Cerrado ocupa a lanterna da tabela, com quatro vitórias, 19 derrotas e aproveitamento de 17,4%.
As duas realidades colocam os times de Brasília em confronto direto por uma boa posição na classificação, principalmente visando os playoffs, quando os 12 primeiros clubes disputam a fase final da liga.
Dos cinco dérbis que já aconteceram no NBB, um equilíbrio no histórico. O Verdão ganhou os primeiros três duelos, enquanto os Extraterrestres ganharam os dois últimos, incluindo o jogo do 1º turno desta temporada, na casa dos rivais.
Durante a temporada 2020/21, os duelos tiveram soberania do time verde, que levou a melhor pelo placar de 97 x 85 no primeiro confronto, e 86 x 73 no segundo. Na última temporada, o Cerrado também garantiu a vitória como visitante, por 82 x 72, mas o Brasília conquistou seu primeiro triunfo no dérbi no segundo duelo, por 90 x 86. No ano passado, no ginásio da Asceb, o elenco azul ganhou pela segunda vez pelo placar de 96 x 88.
O confronto
O Cerrado Basquete vem para o confronto com seis derrotas seguidas. O time, que agora é visitante, procura repetir o feito da última temporada e vencer o adversário da capital fora de casa.
Entretanto, a última vez que o Verdão venceu na no Distrito Federal foi no dia 11 de janeiro, quando encarou o Fortaleza. Depois disso, foram três derrotas em casa e três derrotas como visitante.
O BRB/Brasília Basquete, por outro lado, vem de oito derrotas, mas sonha de maneira mais palpável com a classificação para a etapa final. Os Extraterrestres venceram, pela última vez, no dia 3 de janeiro, contra o Pato, ainda no turno inicial. O confronto foi a única vitória do time em 2023 até o momento.
O que acham as equipes
Os técnicos Dedé Barbosa, do Brasília, e Michael Swioklo, do Cerrado, têm a mesma opinião sobre o confronto: o dérbi é importante para o cenário do basquete nacional e, principalmente, para a modalidade dentro da capital. O fato de haver um clássico na maior competição de basquete do Brasil mostra que Brasília ainda é uma cidade movida pelo esporte.
Os dois também afirmam que vencer o embate é importante para a tabela e para dar moral tanto para torcida quanto para os jogadores e comissões técnicas.
Gemadinha, ala/armador dos Extraterrestres, afirma que o foco é a vitória para garantir uma vaga na próxima etapa da competição: “É um confronto direto para a gente, não só pela rivalidade dos dois times, mas pelo fato de a gente precisar da vitória para tentar uma possível classificação nos playoffs”.
Já para o ala do Cerrado Paulo Lourenço, o confronto deve ser muito intenso pela vontade dos dois times de se qualificar. “Isso já torna um confronto decisivo, um duelo que ninguém pode perder, que define muito na tabela, o que já cria uma expectativa muito grande. […] Além da rivalidade, ter esse clássico movimenta a torcida e proporciona um crescimento do basquete na capital”, disse ele.
As entradas para o dérbi estão sendo vendidas através do app do BRB/Brasília, tanto para quem quer torcer pelo time da casa quanto para os torcedores da equipe visitante. A Arena BRB Nilson Nelson, local do jogo, também estará vendendo ingressos para a partida. O jogo pode ser acompanha em tempo real no site do NBB.