metropoles.com

Brasília não terá representante na liga de basquete (NBB) em 2017

Time disputava a principal competição do basquete brasileiro desde 2004. Falta de patrocinadores tirou a equipe do campeonato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brito Júnior/UniCEUB
21-02-2015  – 22ª rodada NBB 8  – UNICEUB/CARTÃO BRB X Liga Sorocabana – FOTO: Brito Júnior/UniCEUB
1 de 1 21-02-2015 – 22ª rodada NBB 8 – UNICEUB/CARTÃO BRB X Liga Sorocabana – FOTO: Brito Júnior/UniCEUB - Foto: Brito Júnior/UniCEUB

O Distrito Federal não terá um representante na elite do basquete nacional na temporada 2017/2018, que começa em outubro. Dono da franquia Brasília, o Instituto Viver Esporte (IVE) não apresentou as garantias financeiras para a participação, mesmo após vários adiamentos e prazos estendidos dados pela Liga Nacional de Basquete.

A confirmação foi dada ao Metrópoles pelo IVE (veja abaixo). Em nota, o instituto culpou a crise econômica e a falta de incentivo ao esporte pela ausência de verba para o campeonato.

A franquia precisava apresentar garantias financeiras na ordem de R$ 1,5 milhão e tentou viabilizar esse valor por meio de patrocínio com o Banco Regional de Brasília (BRB), mas não conseguiu. Anteriormente, a Terracap anunciou que deixaria de apoiar com o valor de R$ 1,4 milhão por temporada.

O Brasília fazia parte do campeonato nacional desde 2004 — é a segunda maior atuação consecutiva, perdendo apenas para o Minas, que disputa o torneio desde 2002. Durante esse período, foi considerado um dos melhores clubes do país e levantou o troféu de campeão quatro vezes.

“O problema da dívida [com atletas e comissão técnica] era muito sério. O sentimento que fica é de tristeza. Depois de tantas conquistas e lutas isso acabar assim. É tentar recomeçar, cair para a 2ª Divisão [Liga Ouro] e iniciar o projeto para a temporada 2018/2019”, lamentou José Carlos Vidal, ex-técnico do time e diretor-técnico da franquia.

Apesar da desistência, o time ainda tem contrato com quatro atletas: Deryk Ramos, Jefferson Campos, Lucas Mariano e João Phyllipe. Todos foram liberados para procurar novas equipes. Antes deles, Guilherme Giovannoni e Fúlvio haviam anunciado a saída e o acerto com o Vasco da Gama.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?