metropoles.com

Basquete de Brasília perde ícones em fim de semana de luto

Alicerces da modalidade na capital federal, Geraldo da Conceição e Ives Campos do Nascimento morreram entre o sábado e domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Geraldo-da-Conceição
1 de 1 Geraldo-da-Conceição - Foto: Arquivo pessoal

O basquete de Brasília ficou enlutado durante o último fim de semana. Isso porque dois dos principais nomes da modalidade no início da cidade morreram entre o sábado e o domingo. No sábado (08/02/2020), a cidade se despediu de Geraldo da Conceição, um dos alicerces da bola laranja. No domingo (09/02/2020), foi a vez de Ives Campos do Nascimento sair de cena.

Aos 98 anos, “seu Geraldo”, como ficou conhecido, chegou a Brasília ainda durante os anos 1960, vindo do Rio de Janeiro, onde havia treinado clubes conhecidos, como o Grajaú Country Clube. Já na nova capital federal, onde desembarcou em 1961, o ex-técnico esteve à frente de times como o Defelê e o Fluminense de Brasília. Pouco tempo depois, seu Geraldo se tornou o principal nome do duradouro projeto da Motonáutica, que perdurou até o início dos anos 1990. Posteriormente, o ex-técnico criou a Associação dos Pais e Amigos do Basquete (Apab), que dura até hoje.

Ives Campos do Nascimento veio a Brasília transferido, no início dos anos 1970. Capitão paraquedista, ele levou a disciplina militar para os times que treinou. Frederico Rossi, ex-ala do extinto UniCEUB/Brasília, foi um dos atletas que deu os primeiros arremessos da vida comandado pelo ex-treinador.

Times da cidade e personalidades do basquete local se solidarizaram nas redes sociais com a morte dos dois.

Ver essa foto no Instagram

Que final de semana para o basquete da cidade. Duas lendas se vão em um golpe só. Que toda a comunidade do basquete, em especial a @apabbasquete tenha muita força nesse momento. O que dizer? Estamos arrasados com a passagem para o outro plano de grande mestre das quadras “Seu” Geraldo da Conceição. Formou milhares de atletas, homens, cidadãos e o quanto contribuiu para sociedade “não está no gibi” (ele falaria assim). O trabalho desse incansável mestre norteia o Cerrado e serve como grande inspiração para todos. Seu Geraldo agora se eterniza na história e será sempre lembrado pelo fez pelo esporte e pela cidade. Vá em paz grande guerreiro! Está nos braços do Pai agora.

Uma publicação compartilhada por Cerrado Basquete (@cerradobasquete) em

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?