Após protesto dos Bucks, NBA decide adiar jogos de playoffs desta quarta
A ação, que tende a ser repetida por outros times, é em apoio às manifestações depois que a polícia atirou sete vezes em Jacon Blake
atualizado
Compartilhar notícia
A partida de playoffs da NBA entre Milwaukee Bucks e Orlando Magic, marcada para a tarde desta quarta-feira (26/8), foi cancelada. A confirmação ocorreu após os Bucks boicotarem o duelo em apoio aos novos protestos antirracistas, depois de a polícia atirar sete vezes pelas costas em Jacon Blake, um homem negro, em um ataque no último domingo (23/8).
Com a atitude, a liga foi forçada a adiar os outros dois jogos que aconteceriam nesta quarta, de acordo com repórteres que cobrem a NBA. Às 19h30, o Oklahoma City Thunder enfrentaria o Houston Rockets; e às 21h30, Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers fariam o Jogo 5 da 1ª rodada.
Toronto Raptors e Boston Celtics também cogitam não entrar em quadra pelo primeiro jogo da série melhor de sete das semifinais da Conferência Leste da NBA, marcado para esta quinta-feira (27/8).
Após a decisão da franquia do estado do Wisconsin, o mesmo em que Blake foi baleado, jogadores e outros astros ligados a NBA comemoraram a decisão dos Bucks. A tendência é que outros times boicotem a competição agora.
FUCK THIS MAN!!!! WE DEMAND CHANGE. SICK OF IT
— LeBron James (@KingJames) August 26, 2020
No momento, como informa o repórter Shams Charania, jogadores da NBA convocaram uma reunião para decidir quais serão os próximos passos.
NBA players have called for a meeting tonight in Orlando to determine next steps, sources tell @TheAthleticNBA @Stadium.
— Shams Charania (@ShamsCharania) August 26, 2020
Os tiros em Blake
As imagens de Blake sendo baleado por policiais ganharam as manchetes internacionais. Os policiais respondiam a um distúrbio doméstico. Segundo os advogados de Blake, o homem de 29 anos tentava separar uma briga entre duas mulheres. Ele foi conduzido pelos policiais até a porta de seu carro, onde levou sete tiros na frente de seus três filhos, que estavam no veículo. Está internado em estado estável segundo sua família. Toda a cena foi filmada por um morador e as imagens logo se espalharam nas redes sociais.
Protestos na NBA
A NBA foi palco de uma série de manifestações em apoia à luta contra discriminação racial. Jogadores se ajoelham durante o hino nacional, usam camisas com a expressão “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em tradução livre) e também estampam em seus uniformes mensagens de justiça social.
Astros da NBA como LeBron James, do Los Angeles Lakers, e Donovan Mitchell, do Utah Jazz, pediram justiça em suas redes sociais. Os jogadores consideram que a liga não está dando a atenção necessária à pauta antirracista.
(Com informações da Agência Estado)