Após pausa do All-Star Game, NBA inicia reta final da temporada
Faltam cerca de 20 jogos para o final da temporada regular e alguns dos favoritos enfrentam questões relacionadas a seus elencos
atualizado
Compartilhar notícia
A NBA retoma, nesta quinta-feira (24/2), a sua temporada regular após a pausa para os eventos do fim de semana das estrelas. Com cerca de 20 jogos restando para cada equipe, o foco agora passa a ser os playoffs, que terão início em 16 de abril. No entanto, antes de começar o mata-mata, algumas equipes têm questões essenciais para responder.
Algumas dessas questões são consequência do que aconteceu na última data-limite para trocas.
Finalmente tivemos a resolução do drama envolvendo Ben Simmons na Philadelphia. Em 10 de fevereiro, o jogador, que não atuava desde a série de segunda rodada dos playoffs passados contra o Atlanta Hawks, foi enviado para o Brooklyn Nets junto de Seth Curry, Andre Drummond e duas escolhas de primeira rodada. Em troca, os Sixers receberam James Harden e Paul Millsap. Final feliz para todos? Não tão rápido.
Para o Brooklyn, fica a questão sobre o status de Ben Simmons. O armador esteve disposto a sacrificar parte de seu salário milionário e uma temporada completa em seu auge para forçar uma saída de Philadelphia. Após a vexatória eliminação para Atlanta, ele foi apontado como o “culpado” por Joel Embiid e seu treinador, Doc Rivers. No momento, segundo informações de Ramona Shelburne, da ESPN, Simmons continua trabalhando com um terapeuta para estar mentalmente preparado para voltar às quadras.
Além disso, Kyrie Irving continua disponível apenas para os jogos fora de casa. A situação, no entanto, pode mudar a qualquer momento. Segundo Eric Adams, prefeito de Nova York, a cidade estuda mudar suas regras quanto à obrigatoriedade de vacinação em locais públicos, o que permitiria ao armador, ainda não vacinado, atuar em casa. Com Kevin Durant se recuperando de uma lesão no joelho, Simmons em quadra e Kyrie 100% disponível, os Nets podem voltar a se considerar um dos favoritos.
E do lado de Philadelphia? Daryl Morey finalmente conseguiu de volta o seu jogador preferido, James Harden, com quem firmou uma bem-sucedida parceria no Houston Rockets. O potencial da dupla Barba/Joel Embiid, candidato a MVP da temporada, é explosivo. No entanto, da mesma forma como Harden terminou de forma tumultuada suas jornadas em Houston e Brooklyn, fica a questão sobre como será seu relacionamento com Embiid, também conhecido pela personalidade forte.
Timing ruim
Se o drama faz parte de grande parte da temporada de dois favoritos do Leste, o clima de tranquilidade prevalecia no Phoenix Suns, líder do Oeste e, para muitos, o melhor time da NBA nesta temporada. Porém, uma lesão pode adicionar obstáculos à excelente campanha da equipe no pior momento possível.
Chris Paul, armador que mudou o patamar do time, sofreu uma lesão no polegar que o tirará de combate entre seis e oito semanas. Time bem treinado e harmonioso, os Suns não devem ter problemas para defender a primeira posição do Oeste até o fim da temporada regular, mesmo com Payton e Payne na armação. No entanto, chegando os playoffs, dependendo de quantos jogos CP3 perca dos rounds iniciais, essa pode ser a diferença entre um retorno às Finais e uma eliminação precoce.
E por falar em eliminação precoce, o que dizer do Los Angeles Lakers? Amaldiçoado por lesões, jogadores no protocolo contra a Covid e uma montagem de elenco bastante equivocada, o time é apenas o 9º colocado da Conferência Oeste, com 27 vitórias e 31 derrotas. No momento, teria de disputar a repescagem para chegar aos playoffs, situação muito aquém do esperado para quem conta com LeBron James e Anthony Davis. Sem conseguir se livrar ou adquirir peças na data-limite de trocas, resta ao Lakers o chamado “mercado de buyout” para tentar se reforçar.