Apesar da boa fase, defesa ainda preocupa o UniCeub/BRB
Time tomou mais de 80 pontos em dois jogos e tem média pior do que o Vitória-BA, um dos lanternas do torneio e adversário desta quinta-feira (19/11)
atualizado
Compartilhar notícia
Com uma campanha impecável no Novo Basquete Brasil (NBB) — ainda que com sofrimento —, o UniCeub/BRB volta à quadra na noite desta quinta-feira (19/11) para mais um duelo pela competição nacional. A partida será em Salvador, às 21h, contra o Vitória-BA, estreante na competição e que só conheceu o sabor do triunfo no último jogo.
Os números entre os dois times na competição falam por si. A única estatística na qual os baianos levam uma pequena vantagem em todo o torneio é no número de bolas recuperadas (9,6 x 7, em média). Nos outros oito índices analisados pelo NBB, os brasilienses levam vantagem.
Contudo, há algo para se preocupar: o número de pontos marcados pelos adversários. Apesar de ter uma média de pontos de 89 por partida, nos três primeiros duelos, a equipe brasiliense sofreu uma média de 77 pontos, sendo que, em dois confrontos, viu o rival fazer mais de 80.
Esse fator acende o sinal de alerta justamente por ter uma média superior de pontos sofridos à do Vitória-BA, adversário desta noite. O time baiano perdeu apenas um jogo com mais de 80 pontos (quando caiu para o Mogi, por 83 a 64), sofrendo média de 73 pontos por partida na competição.
Apoiar só em números para dizer se a defesa da equipe é boa ou ruim é superficial. A equipe tem defendido bem, é um dos nossos pontos positivos. A questão de tomar muitos ou poucos pontos depende de outras variáveis. A nossa defesa está sendo um grande suporte para que a gente possa jogar bem
Guilherme Giovannoni, ala/pivô do UniCeub/BRB
Após o duelo contra o Vitória-BA, o time candango terá um período curto de recuperação para dois jogos em Brasília, no Ginásio da Asceb, na semana que vem. No dia 25 o Time dos Lobos enfrenta o Franca e, dois dias depois, o Bauru.
Os duelos contra São José (2/12), Mogi (4/12), Liga Sorocabana (8/12) e Paulistano (10/12) devem passar por alterações por conta da Liga Sul-Americana, com finais marcadas para 2, 9 e 10 de dezembro.