metropoles.com

Apelou, ganhou? O que a história da NBA diz sobre o super time do Nets

Ao juntar Durant, Irving, Harden, Griffin e Aldridge, Brooklyn Nets tem causado comoção entre os torcedores da NBA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mike Stobe/Getty Images
Brooklyn Nets Blake Griffin James Harden
1 de 1 Brooklyn Nets Blake Griffin James Harden - Foto: Mike Stobe/Getty Images

Primeiro chegaram Kevin Durant e Kyrie Irving. Depois, James Harden. E mais recentemente, Blake Griffin e LaMarcus Aldridge. No total, o Brooklyn Nets conseguiu juntar em seu time dois prêmios de MVP, três títulos de campeão, sete títulos de cestinha da NBA e 40 seleções para o all-star game. Essa é a primeira vez que um time consegue agregar cinco jogadores com mais de cinco honrarias de all star desde o Boston Celtics de 2010-2011.

Aquela equipe tinha em seu elenco Ray Allen, Paul Pierce, Kevin Garnett, Shaquille O’Neal e Jermaine O’Neal. No entanto, apesar da coleção de talentos e de ter registrado um respeitável recorde de 56 vitórias e 26 vitórias na temporada regular, o Celtics ficou no meio do caminho daquela temporada, sendo eliminado na segunda fase dos playoffs pelo Miami Heat, de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh, pelo placar de 4 x 1.

Aliás, este Miami Heat, apesar de ter terminado o seu projeto super time com quatro idas às Finais da NBA e dois títulos conquistados, precisou de um ano para encontrar a química ideal entre James, Wade e Bosh, terminando as Finais de 2011 com uma surpreendente derrota por 4 x 2 para o Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki, com direito a uma performance irreconhecível de King James.

E por falar em química, esse foi um dos motivos que impediu o Los Angeles Lakers de 2003-04 de conseguir o tão sonhado anel. A franquia californiana vinha de três títulos consecutivos no começo da década, liderados pela dupla dinâmica Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, com a mentoria do mestre zen Phil Jackson. Após uma derrota para o San Antonio Spurs em 2003, o time se reforçou com ninguém mais ninguém menos que Karl Malone e Gary Payton, além de contar com os serviços de Horace Grant, que havia sido multicampeão com o Chicago Bulls de Michael Jordan e mais dois com os Lakers.

Apesar de um elenco experiente e talentoso, que contava com verdadeiras lendas do jogo, esse time o Lakers sofreu a temporada inteira com questões dentro e fora de quadra — a acusação de agressão sexual contra Kobe; as brigas entre Bryant, Shaq e Malone; lesões, etc. — que culminaram em uma derrota para o Detroit Pistons e seu elenco bem mais humilde, porém casca-grossa, por 4 x 1.

Cases de sucesso

Após o Lakers de 2003-04, o Boston Celtics foi a primeira franquia a tentar formar um supertime, experimento que deu certo logo “de cara”. Após ser a pior equipe da temporada 2006-07, com um recorde de 24-58, os Celtas passaram a ser dominantes com a aquisição de Kevin Garnett e Ray Allen, que se juntaram a Paul Pierce e a o jovem armador Rajon Rondo. Juntos, registraram um recorde de 66-16 e finalizaram uma temporada praticamente perfeita, sendo campeões em cima do rival Los Angeles Lakers, vencendo por 4 x 2 as Finais da NBA.

Outro time que não precisou de tempo para se ajustar foi o Golden State Warriors de Durant, Curry, Thompson e Green. Quer dizer, os Warriors recrutaram e desenvolveram o trio, que passou por diversas batalhas e decepções juntos até Curry se tornar um MVP, o time vencer seu primeiro título em 2015 e, no ano seguinte, registrar um recorde de 73 vitórias na temporada regular. Mesmo com a derrota para os Cavaliers de LeBron em 2016, os Warriors estavam em um patamar no qual eram atraentes para qualquer superestrela. E assim, atraíram uma das maiores. KD se juntou à franquia, ajudando-os a vencer mais dois títulos antes de ir para o Nets.

No Brooklyn, mesmo com as lesões de Durant e os eventuais sumiços de Kyrie, o Nets tem o segundo melhor recorde da NBA, com a melhor eficiência ofensiva da liga. A defesa, no entanto, está longe da ideal, apesar de alguns sinais de progresso, e as presenças de Blake Griffin e LaMarcus Aldridge não devem necessariamente ajudar nesse quesito.

Tais fatores, em uma temporada totalmente imprevisível, e com outros times se reforçando, como Milwaukee, Denver, Utah e a dupla de Los Angeles, tornam o destino desse Brooklyn Nets, como um caso de sucesso ou fracasso, uma incógnita de prever.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?