Ao lado de LeBron, Davis cala críticos nos Lakers; onde assistir o Jogo 2
Após sete anos sem muito sucesso nos Pelicans, AD tem sido essencial para as pretensões de título de Los Angeles
atualizado
Compartilhar notícia
Logo após o Los Angeles Lakers ter finalizado a série contra o Denver Nuggets e ter se sagrado campeão da Conferência Oeste pela primeira vez após 10 anos, LeBron James respondeu uma pergunta sobre sua parceria com Anthony Davis e sobre o desempenho brilhante do camisa 3 após ele ter marcado 27 pontos no Jogo 5.
“Esse é o motivo pelo qual eu queria ser companheiro de time dele e porque eu o trouxe para cá. Eu queria que ele visse coisas que ele ainda não tinha visto nesta liga”.
Após sete anos no New Orleans Pelicans, de fato, havia muito que Anthony Davis ainda não tinha visto na NBA. Com seu ex-time, ele conseguiu apenas duas classificações para os playoffs: a primeira, na temporada 2014-15, terminou com uma varrida para o poderoso Golden State Warriors, que viria a se sagrar o campeão; na segunda, na temporada 2017-18, Davis teve médias de 33 pontos e 12 rebotes para varrer o Portland Trail Blazers de Damian Lillard. No segundo round, porém, os Warriors apareceram novamente no caminho, desta vez com Kevin Durant, e bateram os Pelicans por 4 x 1.
A falta de sucesso em playoffs e as constantes lesões fizeram Anthony Davis se tornar objeto de desconfiança por parte da mídia e pelos torcedores que acompanham a NBA, apesar do desempenho individual sempre vigoroso. O monocelha só fez mais de 70 jogos em temporada regular em duas ocasiões, no entanto, em seus últimos cinco anos no Pelicans, nunca anotou abaixo de 24 pontos e 10 rebotes, além de ser um candidato recorrente a Melhor Defensor.
Porém, grandes jogadores são julgados pelas vitórias, e Davis sempre soube disso. Em 2017, em entrevista ao jornalista Adrian Wojnarowski, AD desabafou: “Você pode pontuar, dominar, fazer o que for. Mas eles avaliam tudo sob o aspecto da vitória. Todo mundo sabe disso. Eu escuto o tempo todo: ‘Anthony é um bom jogador, mas ele nunca venceu nada. Ele não é um vencedor’. Isso me incomoda. Você sabe que está fazendo tudo o que pode para tentar vencer. Jogando lesionado, jogando muito minutos, se jogando na quadra, mas não dá para conseguir vitórias do nada e se classificar para os playoffs. E não é só se classificar para os playoffs. Você quer fazer barulho. Você quer ser uma ameaça”.
O New Orleans Pelicans pode se defender afirmando que fez todo o possível para montar um time vencedor ao redor de Davis. Porém, o fato é que DeMarcus Cousins, Rajon Rondo — irregulares e lidando com seus próprios problemas de lesão –, e Jrue Holiday –, um jogador sólido, mas não o segundo All-Star que AD precisava –, não foram suficientes para montar uma equipe bem-sucedida.
Logo, as palavras do ala-pivô ditas em 2017 para Wojnarowski, se tornaram proféticas: dois anos depois, Anthony Davis foi trocado para o Los Angeles Lakers, onde, em uma temporada, ele fez muito barulho e se tornou uma ameaça. Na temporada regular, foram médias de 26 pontos e 9 rebotes, além de um desempenho defensivo impressionante. E nos playoffs, Davis tem sido nada menos que espetacular, se provando não só um complemento perfeito para LeBron James, mas também um jogador capaz de dominar no ataque e na defesa.
Desde sua estreia nas Finais de Conferência, Davis tem anotado 31.6 pontos por jogo. E em sua primeira partida em uma decisão de NBA, AD jogou como um veterano, anotando 34 pontos, 9 rebotes e 5 assistências, não dando nenhuma chance para Bam Adebayo ou Jae Crowder, seus principais defensores no duelo.
E com as lesões de Adebayo e Goran Dragic, as perspectivas de Miami nestas Finais não são nada animadoras.
LeBron queria que Anthony Davis viesse para os Lakers para mostrar a ele coisas que ele nunca havia visto antes. Pois AD veio, viu e agora está a três vitórias de vencer.
O Jogo 2 das Finais da NBA começa às 22h desta sexta-feira e terá transmissão da ESPN e da Band.