Além do Nikola Jokic, veja outros estrangeiros que foram MVP da NBA
Na segunda-feira (9/5), a imprensa americana divulgou que o sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, será anunciado MVP pela segunda vez
atualizado
Compartilhar notícia
O sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, será anunciado MVP da NBA pelo segundo ano consecutivo, informou a imprensa americana na última segunda-feira (9/5). A premiação se refere à honraria de melhor jogador da temporada regular do basquete americano.
O pivô de 26 anos conseguiu levar a sua equipe aos playoffs apesar dos desfalques, após terminar em 6° lugar na Conferência Oeste. Embora os Nuggets tenham sido eliminado pelo Golden State Warriors na primeira rodada de mata-mata, a eleição leva em conta o desempenho da fase regular.
Ser eleito MVP da NBA é algo difícil até para os americanos, mas Nikola conseguiu repetir a façanha, sendo eleito pela segunda vez seguida, algo que o grego Giannis Antetokounmpo também havia alcançado anteriormente.
Confira abaixo os jogadores estrangeiros a serem eleitos MVP na NBA em mais de 75 anos de história da liga de basquete norte-americana:
Hakeem Olajuwon – Nigéria
O primeiro estrangeiro a ser eleito MVP da NBA se deu somente quase 50 anos depois da criação da liga. Na temporada 1993/1994, Hakeem Olajuwon conseguiu ser eleito jogando pelo Houston Rockets. A franquia texana acabou sendo campeã daquele ano.
Steve Nash – Canadá
Outro estrangeiro a conseguir a façanha de ser MVP mesmo sendo estrangeiro foi o armador Steve Nash, canadense que à época atuava pelo Phoenix Suns. Em 2003/2004. Nash foi eleito o melhor jogador da liga pela primeira vez em sua carreira.
Na temporada 2004/2005, o atleta novamente conseguiu o prêmio, atuando pela equipe do estado do Arizona. Até então, o canadense havia sido o primeiro e único estrangeiro a conseguir a honraria por dois anos seguidos.
Dirk Nowitzki – Alemanha
Em 2007, foi a vez do pivô do Dallas Mavericks desbancar os americanos e ser o terceiro estrangeiro a ser eleito o melhor jogador da NBA. O alemão brilhou naquele ano, apesar de ser eliminado prematuramente nos playoffs. Em 2011, porém, conquistaria o título de campeão da NBA com os Mavericks.
Giannis Antetokunmpo – Grécia
Um dos jogadores mais atuantes da NBA, o grego foi MVP duas vezes seguidas. Nos anos de 2019 e de 2020, o jogador do Milwaukee Bucks conseguiu a dobradinha. Nesses anos, porém, decepcionou nos playoffs, com eliminações para equipes inferiores.
No ano passado (2021), o título dos Bucks veio, com o grego sendo eleito o melhor jogador das finais, sendo um dos poucos atletas a conseguir o prêmio tanto na temporada regular, quanto na pós-temporada (playoffs).
Nikola Jokic – Sérvia
Para aumentar a lista de estrangeiros a conquistar o prêmio de MVP da NBA, Nikola Jokic venceu pela primeira vez o troféu em 2021, tornando-se o terceiro europeu a conquistá-lo. Ao conquistar a premiação pelo segundo ano consecutivo, o pivô se iguala ao grego Antetokounmpo.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes