metropoles.com

Além de Jokic e Murray, quem são os candidatos a fator x para Denver?

Nuggets têm feito um ótimo trabalho de desenvolvimento e continuidade, mas precisarão da força do elenco para se tornar um contender sério

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AAron Ontiveroz/MediaNews Group/The Denver Post via Getty Images
Denver Nuggets Nikola Jokic
1 de 1 Denver Nuggets Nikola Jokic - Foto: AAron Ontiveroz/MediaNews Group/The Denver Post via Getty Images

Denver não costuma ser um destino para agentes livres cobiçados. Duas das maiores contratações da franquia nessas condições foram Andre Miller e Paul Millsap. Dessa forma, os Nuggets têm de trabalhar bem em escolhas de draft, trocas e aquisições pontuais. E é exatamente isso o que eles têm feito.

Apostando em continuidade e regularidade, Denver montou um profundo e talentoso elenco com apenas uma escolha de top 10 (Jamal Murray, na 7ª posição). O resto do time é formado por escolhas do meio da primeira rodada (Garry Harris, Michael Porter Jr.); jogadores de segundo round (Nikola Jokic e Monte Morris); atletas não recrutados (Torrey Craig); trocas (Will Barton, Mason Plumlee, Jerami Grant); e apenas Paul Millsap contratado como agente livre.

Com esse núcleo, os Nuggets registraram o segundo melhor recorde da temporada passada no Oeste, com 54 vitórias e 28 derrotas, apenas atrás dos Warriors. Na atual temporada, Denver tem 43 vitórias e 22 derrotas, o terceiro melhor recorde da Conferência.

Mesmo com toda essa consistência, um dos melhores técnicos da liga em Mike Malone e um dos pivôs mais criativos da NBA, o unicórnio Nikola Jokic, há questões sobre a viabilidade de Denver como um candidato sério ao título, um time que possa competir com os Los Angeles e Milwaukees da vida.

Durante a temporada regular, Denver foi um dos times que mais apareceram em rumores de troca, sendo ligado a nomes como Bradley Beal e Jrue Holiday, que poderiam ser terceiras peças mais consistentes para formar um Big 3 com Jokic e Murray. A data-limite para trocas passou e os Nuggets não se mexeram, novamente apostando na continuidade do elenco montado pelo técnico Mike Malone, pelo GM Arturas Karnisovas e pelo presidente de operações de basquete Tim Connelly.

A pergunta então, permanece: além de Murray e Jokic, quem será o fator X para Denver? A peça capaz de entregar consistentemente quando suas duas principais estrelas estiverem sofrendo com marcações duplas ou noite menos inspiradas?

Entre os candidatos, está Gary Harris. Um excelente defensor, o armador começava a ser considerado um dos melhores de sua posição há duas temporadas, quando, aos 23 anos, registrou médias de 17.5 pontos por jogo e matou quase 40% de suas bolas de 3. Nos últimos campeonatos, no entanto, Harris tem lidado com lesões e um acentuado declínio em seu jogo ofensivo. Malone, no entanto, mantém a confiança em seu jogador. “Nós não seremos a melhor versão de nós mesmos se não encontrarmos uma maneira de recuperar Gary. Eu acredito que ele está no caminho de voltar a ser o jogador que nós sabemos que ele é capaz de ser. E eu não tenho dúvidas de que ele conseguirá”.

Outro nome que carrega grande expectativa em Denver é o de Michael Porter Jr. O jogador perdeu sua primeira temporada após uma cirurgia de hérnia de disco em suas costas. Em janeiro deste ano, ele recebeu as primeiras oportunidades do técnico Michael Malone e mostrou as capacidades atléticas e o talento como pontuador que fizeram os Nuggets apostar nele. No entanto, uma lesão no tornozelo e irregularidade na defesa o impediram de ter mais continuidade ao longo da temporada.

Além de Harris e Porter Jr., nomes como Millsap, Grant, Morris, Barton e Plumlee são excelentes peças complementares, mas não parecem ser capazes de assumir o protagonismo necessário para ajudar Denver na briga de cachorro grande que será os playoffs no Oeste.

Com LeBron e Davis, Giannis, Kawhi e George no caminho, o Denver Nuggets demonstra o que outras franquias em mercado pequeno, como Utah e OKC, já sabiam: você poder fazer tudo certo e ainda assim ter sua entrada na terra prometida negada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?