Abaixo do esperado: após InterLigas ruim, Universo/Brasília foca NBB
Em torneio amistoso que abriu a temporada, time sofreu três derrotas em três jogos. Jogadores e comissão técnica não voltaram satisfeitos
atualizado
Compartilhar notícia
A temporada do Universo/Brasília não começou exatamente como a equipe esperava. Jogando a primeira fase do Torneio InterLigas, torneio amistoso que teve o Bauru como campeão, o time brasiliense entrou em quadra três vezes e foi derrotado nas três, chegando a perder duas partidas por mais de 15 pontos. O desempenho ligou o alerta no time, que viu que a preparação para o NBB, marcado para ter início para os candangos no dia 16 de outubro, contra o Botafogo.
Um dos principais jogadores do Universo/Brasília na competição, o pivô Ronald foi um dos que engrossaram o coro de que a participação do time da capital federal poderia ter sido melhor. Além dos argentinos Regatas Corrientes e Comunicaciones, o representante do DF no torneio também sucumbiu frente aos paranaenses do Pato Basquete, que farão nesta edição do NBB, a estreia na competição.
“Nosso time é muito jovem, não é um time experiente ainda. A gente veio treinando bem para os jogos, mas todo mundo sabe que o ritmo de treino e de jogo é diferente. Foi bom para vermos o nível em que estamos e estamos longe do que queremos. A gente teve três derrotas e foram três derrotas feias, na minha opinião. Tentamos dar o nosso melhor, mas os times que nós enfrentamos estavam em um nível acima do nosso”, lamentou.
Para o técnico André Germano, o Universo/Brasília não mostrou o esperado na competição. Na visão do treinador, o time sentiu a falta de ritmo e também não conseguiu atuar no mais alto nível em Corrientes.
“A nossa participação foi muito abaixo do esperado. A gente jogou mal os três jogos. O time estava fisicamente meio pesado ainda, até pelo momento de pré-temporada, de treinos físicos intensos. Mas foram jogos de bom nível para fazermos a avaliação de onde nós estamos e qual o nosso momento. Agora é voltar rapidamente para a quadra para corrigir o que a gente precisa corrigir, dentro da nossa rotina de treino, dentro das nossas exigências na quadra. A nossa defesa parecia estar com um delay de um segundo e não teve a consistência esperada”, explicou.
Media day
Na última quarta-feira (18/09/2019), o Universo/Brasília passou pelo Media Day, promovido pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Na ocasião, foram tiradas algumas fotos oficiais, que serão utilizadas durante a temporada nos materiais de divulgação do NBB.
Além das fotos, foram gravados alguns quadros, que a LNB deve divulgar nas redes sociais no decorrer da disputa do NBB. Para o armador Nezinho, o “dia de modelo” dos jogadores traz uma pausa necessária em meio aos intensos treinos visando a estreia no principal campeonato da temporada.
“É um dia diferente de estar reunido. Se encontrar para fazer algo que a gente não está acostumado a fazer é sempre legal. Saem sempre boas risadas, é um dia muito importante para o resto da temporada”, disse.
Enquanto alguns jogadores eram clicados pelas equipes de fotografia, outros se sentavam na mesa de arbitragem para assistir à partida entre Flamengo e Bayern de Munique (ALE), que se enfrentavam pelo NBA G League International Challenge, campeonato promovido pela NBA em Montevidéu, no Uruguai. Os alemães saíram vencedores da partida por 80 x 72, mas o cestinha da partida foi o ala/armador Zach Graham, ex-jogador do Universo/Brasília.