A 12 dias da estreia, Universo/Brasília faz ajustes finais na ASCEB
Adversário da estreia será o Botafogo, um dos postulantes ao título do Novo Basquete Brasil (NBB). Partida será na capital federal
atualizado
Compartilhar notícia
A comissão técnica decreta o fim do treino, os jogadores se reúnem no centro da quadra, dão o grito de guerra e a atividade está oficialmente encerrada. Não necessariamente. Isso porque, mesmo após o último soar da sirene no Ginásio da ASCEB, os jogadores permanecem no piso para aprimorar os arremessos. A situação se repete ao final de cada treino tático e as sessões de arremesso duram 20, 30 minutos ou até mais. Tudo isso visando a estreia na 12ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB), daqui a exatos 12 dias (16/10/2019), diante do Botafogo, no mesmo Ginásio da ASCEB, às 20h15.
A preocupação para deixar a mão calibrada se justifica: além da equipe ter feito apenas três amistosos preparatórios para esta temporada, o rival no debute será ninguém menos que o time de General Severiano, uma das semifinalistas na edição passada da competição e que, para 2019/2020, além de manter a base que fez uma boa campanha, buscou reforços importantes no mercado, como os pivôs Lucas Mariano, que estava no Bauru, e Eduardo Sommer, ex-Paulistano.
O treino físico da última quinta-feira (03/10/2019) contou com dois desfalques por lesão: o armador Pedrinho Rava, que levou uma pancada na costela e, por isso, foi poupado, e o pivô Marcelão, fora da atividade por conta de uma entorse no tornozelo. As baixas, entretanto, não preocupam para a estreia na competição nacional e devem voltar a treinar entre o fim desta semana e o começo da próxima.
“Os últimos dias têm sido bem intensos em termos de treinamento. Pela falta de amistosos, foi muito importante para o time esse aumento na intensidade do treino para que a gente possa tentar alcançar um ritmo de jogo melhor. O time vem evoluindo. O torneio na Argentina (InterLigas) foi importante para vermos onde a gente precisava evoluir, melhorar. Acho que estamos conseguindo fazer isso nos treinos. Neste momento, a preparação está focada na estreia”, explica o armador, que iniciará a segunda temporada no Universo/Brasília.
Duro caminho
O time brasiliense terá um início complicado no NBB. Isso porque, depois de enfrentar um dos candidatos ao título nacional, os representantes da capital federal na competição terão pela frente, apenas dois dias depois, o Flamengo, atual campeão da competição e outro postulante ao caneco. As duas equipes, que decidiram a segunda edição do NBB, se enfrentam no dia 18 de outubro. A partida originalmente está marcada para o Ginásio da ASCEB, mas por motivos de segurança é provável que seja disputada no Ginásio Nilson Nelson.
Depois dos dois primeiros desafios no campeonato, o Universo/Brasília fará uma peregrinação pelo Brasil: o time viajará para enfrentar Pato Basquete (PR), Rio Claro (SP), São Paulo (SP) e Paulistano (SP). O time candango só voltará a jogar em casa quase um mês depois do duelo contra o Flamengo, no dia 17 de novembro, quando receberá o Bauru, no Ginásio da ASCEB.