metropoles.com

Bahia usará camisa manchada de óleo em partida contra o Ceará

Protesto cobra soluções e medidas punitivas aos responsáveis pelo vazamento de óleo que já atinge todo o Nordeste brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Esporte Clube Bahia
baea
1 de 1 baea - Foto: Divulgação/ Esporte Clube Bahia

O jogo do Bahia contra o Ceará desta próxima segunda-feira (21/10/2019), no estádio de Pituaçu, em Salvador, será marcado pelas manchas de óleo que atingem as praias de todo o Nordeste brasileiro. Em protesto, jogadores do clube baiano usarão uniformes manchados de óleo. “O problema é seu. O problema é nosso”, diz o manifesto do clube, que cobra punição aos responsáveis pela tragédia ambiental, não identificados até então.

No Twitter oficial do Esporte Clube Bahia, um pedido de socorro: “SOS! Vazou… também na camisa do Esquadrão. Por medidas de redução do impacto ambiental e pela punição aos responsáveis, nossas camisas estarão manchadas de óleo no jogo de amanhã – como as praias do Nordeste”.

Foi publicado, também, um manifesto na página oficial do Bahia, intitulado SOS Praia – Manchas de óleo chegaram às nossas camisas. O protesto é um convite à reflexão. “O que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados?”, pergunta o documento. “O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?”, questiona o clube.

 

Desde o início de setembro, manchas de óleo chegaram ao litoral brasileiro, causando estranhamento das autoridades. O presidente Jair Bolsonaro até mesmo levantou suspeita de que o óleo teria como origem um dos países vizinhos do Brasil, a Venezuela. O país nega.

A Polícia Federal investiga para tentar descobrir, afinal, a origem do óleo. Especialistas culpam o governo federal pela falta de ação prática, enquanto, nas praias de Pernambuco, Bahia e Alagoas, voluntários retiram no braço – literalmente – o que conseguem das areias. Sacos e mais sacos de lixo são preenchidos pelo produto.

Leia o manifesto na íntegra:

“O problema é seu. O problema é nosso.

Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?

O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.

É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.

Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?