Vídeo de Hamilton pode reacender polêmica do parque fechado na F1
A possível infração no parque fechado envolvendo o piloto inglês relembrou o episódio de Max Verstappen em Interlagos no ano passado
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo com o heptacampeão da Fórmula-1, Lewis Hamilton, andando por trás do carro da Red Bull após o GP da Espanha pode reacender a polêmica do parque fechado ,semelhante a de Max Verstappen, piloto da Red bull em Interlagos no ano passado.
That’s my video/photo, it’s still not clear weather he touched it or not but he clearly was taking a close look to it pic.twitter.com/uSPZuXiCvv
— Luis Arochi (@LuisArochi24) May 24, 2022
A filmagem foi feita por um torcedor espanhol após a cerimônia do pódio e mostra o piloto da Mercedes voltando do exame antidoping ao lado de Angela Cullen, sua fisioterapeuta. Hamilton est[a próximo ao aerofólio do carro da construtora adversária. Como há outro carros ao lado, sugere que o regime de parque fechado ainda estava valendo. Porém, no vídeo não é evidente que o piloto britânico toca no carro do adversário.
Segundo o artigo 2.5.1 do Código Esportivo Internacional do automobilismo; “Em regime de parque fechado, nenhuma operação, checagem, ajuste ou reparo é autorizado sem autorização expressa dos comissários”. Ou seja, quando o regime de parque fechado está valendo, os carros não podem ser tocados por ninguém sem o aval da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
O artigo garante que os carros passem pelas vistorias nas exatas condições que estavam na pista e prevê que os pilotos não podem interferir de modo algum no parque fechado.
Ano passado em Interlagos, Max Verstappen foi punido em 50 mil euros por ter tocado no aerofólio do carro de Lewis Hamilton. No episódio, mesmo que a força aplicada por Verstappen não fosse suficiente para contribuir para possíveis falhas, o holandês foi multado por quebra no regulamento.
A FIA ainda não se pronunciou sobre o caso e ainda não há informações se vai haver a abertura de um processo para investigação.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes