metropoles.com

Verstappen tenta proteger liderança em pista que Mercedes domina

Em Austin, 17ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, a Mercedes conquistou todas as pole positions desde 2014

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A temporada 2021 da Fórmula 1 está chegando a sua reta final e sem perder o fôlego na luta pelo título, entre Max Verstappen e Lewis Hamilton. No momento, o holandês lidera o Mundial de Pilotos, com seis pontos de vantagem sobre o britânico, no entanto, a 17ª etapa do campeonato, que acontece neste domingo, às 16h (com transmissão da Band), será disputada em um circuito onde a Mercedes costuma dominar.

Confira mais detalhes sobre a corrida abaixo:

O campeonato

Com apenas cinco corridas faltando para terminar a temporada 2021 da Fórmula 1, Lewis Hamilton e Max Verstappen já se revezaram quatro vezes na liderança do Mundial de Pilotos apenas nas últimas seis provas. Atualmente, o piloto da Red Bull leva a melhor, com uma vantagem de seis pontos na tabela de classificação, após ter terminado em 2º lugar na Turquia contra um 5º lugar do heptacampeão. Hamilton precisou fazer uma corrida de recuperação após ter sido penalizado por troca de motor.

A corrida ficou marcada por uma falha de comunicação entre Mercedes e Lewis. O piloto estava na 3ª posição, mas ainda não havia parado nos boxes quando foi chamado, a oito voltas para o fim da corrida. Ele retornou na 5ª posição e, pelo rádio, não escondeu sua insatisfação com a decisão da equipe.

Na Rússia, Verstappen passou por situação semelhante, mas trabalhou melhor em equipe e conseguiu terminar na 2ª posição – atrás do próprio Hamilton.

Mesmo com a vantagem, a má notícia para Verstappen e a Red Bull é que em Austin, a Mercedes costuma dominar, sendo responsável por todas as pole positions da fase híbrida, de 2014 para cá, além de cinco vitórias em seis corridas.

Outra história que vale a pena prestar atenção é a briga entre Ferrari e McLaren. No Mundial de Construtores, a McLaren está 7,5 pontos à frente da escuderia italiana. Confira as tabelas da Fórmula 1 abaixo:

Treino classificatório

Um dia após mostrar o dedo do meio para Lewis Hamilton em uma disputa no circuito de Austin, Max Verstappen cravou a pole position no GP dos Estados Unidos e largará lado a lado com o rival inglês. O holandês da Red Bull jamais ganhou uma prova no Texas e tentará neste domingo. A largada da prova promete, com os líderes da temporada perfilados na primeira fila. Sergio Pérez, também da Red Bull, completa o grid.

Verstappen dominou o treino classificatório, mas quase perde a pole com o início da chuva nos últimos segundos da tomada de tempos. Mesmo assim, conseguiu superar Hamilton e vai tentar ampliar a vantagem de oito pontos na liderança (262,5 contra 256,5 de Hamilton).

“Foi excitante a tomada de tempos. Não fui bem no Q2 e na última volta começou a garoar e não tinha certeza, mas foi suficiente para a pole. Primeiro e terceiro lugares são importantes para a equipe”, afirmou Verstappen, que cravou 1min32s910. “As pessoas querem isso [disputa com Hamilton] e espero ter uma boa largada. Será importante trabalharmos juntos como equipe”, seguiu o holandês, após a nona pole position na temporada. Na carreira, são 12.

Detalhes do circuito

Distância: 5.513 m
Número de voltas: 56
Recorde em corrida: 1min36s169 (Charles Leclerc, Ferrari, 2019)
DRS – 2 zonas
DRS 1: detecção antes da curva 11 e ativação na reta oposta
DRS 2: detecção antes da curva 19 e ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)

Resultado de 2019
Pole Position: Valtteri Bottas (Mercedes) – 1min32s029

Pódio:
1º Valtteri Bottas (Mercedes) 1h22min55s653
2º Lewis Hamilton (Mercedes) +4s148
3º Max Verstappen (Red Bull) +5s002

Curiosidades do circuito

A 17ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 será essencial para Hamilton continuar lutando pelo título. No entanto, o retrospecto do heptacampeão nos Estados Unidos pode oferecer ao piloto alguma tranquilidade e conforto: Lewis é o maior vencedor em corridas no país, subindo ao lugar mais alto do pódio em seis ocasiões. Sua primeira vitória aconteceu em 2007, ainda em Indianapolis. Depois, venceu com a McLaren em 2012 e, de 2014 a 2017, engatou quatro vitórias consecutivas com a Mercedes já em Austin.

GP dos Estados Unidos em 2019

A corrida não fez parte do calendário 2020 da Fórmula 1 devido à Covid-19, no entanto, a edição de 2019 foi quando Lewis Hamilton se sagrou hexacampeão com um 2º lugar. Valtteri Bottas, o vencedor, teve chance de adiar o título de seu companheiro, mas precisava que Hamilton não chegasse além do 9º lugar.

Max Verstappen completou o pódio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?