Temporada da Fórmula 1 promete equilíbrio após testes em Barcelona
Primeira bateria de testes em Barcelona contou com três equipes diferentes andando na liderança
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma temporada 2021 espetacular, em que o campeonato foi decidido na última volta da última corrida, a Fórmula 1 deseja repetir o sucesso apostando em ainda mais equilíbrio e mais escuderias e pilotos disputando os primeiros lugares. Para isso, a categoria instituiu uma série de novas regras que prometem deixar a competição mais emocionante, com os carros andando mais próximos.
Na última semana, o público teve a primeira chance de observar como essas regras funcionarão na prática, com a introdução dos carros de 2022 às pistas. Embora seja cedo para tirar conclusões mais sólidas, afinal, ajustes serão feitos nos veículos durante toda a temporada, a primeira impressão é de que haverá sim os tão desejáveis equilíbrio e competitividade.
Em três dias de teste, três equipes diferentes ocuparam as primeiras colocações. No primeiro dia no Circuito da Catalunha, Lando Norris cravou o melhor tempo (1m29s568), sucedido de Charles Leclerc e Carlos Sainz, dupla da Ferrari. Max Vertappen, o atual campeão, foi apenas o nono da sessão, enquanto Lewis Hamilton, o quinto.
Como esperado dos primeiros testes, algumas equipes tiveram problemas. A Alfa Romeo foi uma das equipes que menos andou na pista, pois o veículo de Robert Kubica teve quebra em uma “parte insignificante do carro”, mas que demandou tempo para verificação, como explicou o próprio time. Já a Haas acabou sofrendo com um vazamento no sistema de resfriamento do VF-22, além de um problema no assoalho nos monopostos de Nikita Mazepin e Mick Schumacher, respectivamente.
No dia 2, a Ferrari, que já havia estreado em ritmo bastante forte, encerrou o dia com o melhor tempo. Charles Leclerc anotou 1m19s689 após 78 giros, superando Pierre Gasly, da AlphaTauri, por 0s3. Daniel Ricciardo ficou com o terceiro melhor tempo do dia.
Lewis Hamilton teve apenas o 16º menor tempo do dia, enquanto George Russel, novo piloto da Mercedes, apareceu em quarto lugar. Max Verstappen recebeu um dia de folga e seu companheiro, Sergio Perez, registrou o 7º melhor tempo. O mexicano, no entanto, sofreu com um problema de câmbio e parou seu carro na saída da curva 13, na brita.
Nikita Mazepin voltou a ter problemas, com um defeito na bomba de combustível. Por ter parado no meio da pista, recebeu uma bandeira vermelha.
Após domínio de Ferrari e McLaren nos dois primeiros dias de teste, a Mercedes de Lewis Hamilton surgiu com um grande desempenho no último dia em Barcelona. O heptacampeão marcou o melhor tempo de todas as sessões, com 1m19s138 em 88 voltas, ficando pela primeira vez à frente de George Russell.
Haverá uma segunda bateria de testes no Circuito de Sakhir, entre os dias 10 e 12 de março.
Fora das pistas
Enquanto os carros se aclimatam às pistas para a temporada 2022, a Fórmula 1 vive dias agitados também fora dos circuitos. O conflito entre Rússia e Ucrânia fez com que a categoria cancelasse o GP da Rússia, que aconteceria em setembro.
Além disso, a Haas retirou o seu principal patrocinador russo e as cores da bandeira do país do carro. Nikita Mazepin, piloto da Rússia, também tem seu futuro em dúvida. O diretor da Haas, Guenther Steiner, afirmou que nem tudo depende da equipe ao falar sobre ele.