metropoles.com

Temporada da Fórmula 1 promete equilíbrio após testes em Barcelona

Primeira bateria de testes em Barcelona contou com três equipes diferentes andando na liderança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Formula 1 Ferrari
1 de 1 Formula 1 Ferrari - Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Após uma temporada 2021 espetacular, em que o campeonato foi decidido na última volta da última corrida, a Fórmula 1 deseja repetir o sucesso apostando em ainda mais equilíbrio e mais escuderias e pilotos disputando os primeiros lugares. Para isso, a categoria instituiu uma série de novas regras que prometem deixar a competição mais emocionante, com os carros andando mais próximos.

Na última semana, o público teve a primeira chance de observar como essas regras funcionarão na prática, com a introdução dos carros de 2022 às pistas. Embora seja cedo para tirar conclusões mais sólidas, afinal, ajustes serão feitos nos veículos durante toda a temporada, a primeira impressão é de que haverá sim os tão desejáveis equilíbrio e competitividade.

Em três dias de teste, três equipes diferentes ocuparam as primeiras colocações. No primeiro dia no Circuito da Catalunha, Lando Norris cravou o melhor tempo (1m29s568), sucedido de Charles Leclerc e Carlos Sainz, dupla da Ferrari. Max Vertappen, o atual campeão, foi apenas o nono da sessão, enquanto Lewis Hamilton, o quinto.

Como esperado dos primeiros testes, algumas equipes tiveram problemas. A Alfa Romeo foi uma das equipes que menos andou na pista, pois o veículo de Robert Kubica teve quebra em uma “parte insignificante do carro”, mas que demandou tempo para verificação, como explicou o próprio time. Já a Haas acabou sofrendo com um vazamento no sistema de resfriamento do VF-22, além de um problema no assoalho nos monopostos de Nikita Mazepin e Mick Schumacher, respectivamente.

No dia 2, a Ferrari, que já havia estreado em ritmo bastante forte, encerrou o dia com o melhor tempo. Charles Leclerc anotou 1m19s689 após 78 giros, superando Pierre Gasly, da AlphaTauri, por 0s3. Daniel Ricciardo ficou com o terceiro melhor tempo do dia.

Lewis Hamilton teve apenas o 16º menor tempo do dia, enquanto George Russel, novo piloto da Mercedes, apareceu em quarto lugar. Max Verstappen recebeu um dia de folga e seu companheiro, Sergio Perez, registrou o 7º melhor tempo. O mexicano, no entanto, sofreu com um problema de câmbio e parou seu carro na saída da curva 13, na brita.

Nikita Mazepin voltou a ter problemas, com um defeito na bomba de combustível. Por ter parado no meio da pista, recebeu uma bandeira vermelha.

Após domínio de Ferrari e McLaren nos dois primeiros dias de teste, a Mercedes de Lewis Hamilton surgiu com um grande desempenho no último dia em Barcelona. O heptacampeão marcou o melhor tempo de todas as sessões, com 1m19s138 em 88 voltas, ficando pela primeira vez à frente de George Russell.

Haverá uma segunda bateria de testes no Circuito de Sakhir, entre os dias 10 e 12 de março.

Fora das pistas

Enquanto os carros se aclimatam às pistas para a temporada 2022, a Fórmula 1 vive dias agitados também fora dos circuitos. O conflito entre Rússia e Ucrânia fez com que a categoria cancelasse o GP da Rússia, que aconteceria em setembro.

Além disso, a Haas retirou o seu principal patrocinador russo e as cores da bandeira do país do carro. Nikita Mazepin, piloto da Rússia, também tem seu futuro em dúvida. O diretor da Haas, Guenther Steiner, afirmou que nem tudo depende da equipe ao falar sobre ele.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?