metropoles.com

Rally dos Sertões: na rota, Brasília recebe Barrichello, Piquet e até Alok

Por causa da pandemia do novo coronavírus, os 237 veículos passaram por sete etapas dentro da “bolha”. A capital será uma das paradas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Rally dos Sertões
1 de 1 Rally dos Sertões - Foto: Divulgação

A 28ª edição do Rally dos Sertões passará por quatro estados e o Distrito Federal, saindo de São Paulo, e o primeiro destino é Brasília. Pela 3ª vez na história da corrida a capital está no circuito, mas esta é a primeira vez que a cidade será um dos “pontos de pausa” dos pilotos, navegadores e equipes técnica. O formato adaptado para este ano será semelhante ao que foi feito na NBA.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, os 237 veículos passarão por sete etapas dentro da “bolha”, parando no Distrito Federal, em dois pontos dentro de Goiás, em Tocantins e outros três pontos no Maranhão. Nesta edição, as vias serão pré-determinadas pela organização com GPS, sem qualquer proximidade com povoados, e os competidores serão punidos se saírem das rotas estabelecidas.

Entenda como será o roteiro:

Para a Secretária de Estado de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, “essa oportunidade, de receber o Rally dos Sertões, é um marco histórico para nós.” Ela vê o evento como uma das melhores plataformas para promover o turismo e quer fazer com que Brasília não seja lembrada somente por ser o polo político do país.

“Brasília é muito mais do que as pessoas imaginam. Para nós é extremamente importante estar no roteiro por tudo que somos como destino e pela oportunidade de mostrar as paisagens maravilhosas e diversas da nossa cidade para o Brasil e o mundo. Toda a cobertura feita pelo rali, as imagens captadas e os vídeos, rompe barreiras”, comemorou a secretária.

Como cabeça pensante dessa conquista, de trazer a corrida para Brasília, Vanessa não esconde a empolgação dos frutos que a capital deve colher após o Rally dos Sertões. “O rali revela paisagens icônicas de lugares que passam a ser destinos conhecidos mundialmente, como acontece com o Tour de France, a Copa do Mundo, a Fórmula 1 e as Olimpíadas, por exemplo”, exaltou.

Em 2022, o plano é que a corrida se torne a maior da categoria no mundo, saindo de Oiapoque, no Amapá, e indo até Chui, no Rio Grande do Sul. O Rally dos Sertões, no entanto, quer deixar um legado ainda maior que toda essa grandeza que irá, literalmente, de Norte a Sul.

Rali da Solidariedade

A organização do evento usará a ação social “Saúde e Alegria no Sertões” (SAS) para deixar, pelos sete pontos que os pilotos cabines de tele atendimento médico nas comunidades. Desde março, segundo o Globoesporte.com, mais de 15 mil pessoas já foram beneficiadas em mais de 115 cidades e 15 estados brasileiros.

Em Brasília, segundo a secretária Vanessa Mendonça, serão entregues mil cestas básicas em 18 Regiões Administrativas. Além disso, foi realizado um concurso de redação e desenho nas escolas públicas que dará um computador e uma TV para quatro crianças. Os participantes tiveram de escrever e desenhar respondendo como que eles enxergam o Rally dos Sertões.

Astros em meio à poeira

Nesta edição, grandes nomes do automobilismo como Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Felipe Fraga e Nelsinho Piquet, estarão na corrida ao lado de nomes inusitados. O DJ Alok, o chef de cozinha Olivier Anquier e o apresentador Álvaro Garnero estarão na maior competição de off road do Brasil.

A largada dos 4.749 km que serão percorridos será nesta sexta-feira (30/10), saindo de Velo Cittá, em São Paulo. A chegada está prevista para o dia 7 de novembro, em Barreirinhas, no Maranhão. Serão dez dias de competição e Brasília será a primeira casa do Rally dos Sertões deste sábado (31/10) até segunda (2/11), quando começa a etapa seguinte da corrida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?