metropoles.com

Promotor do GP do Brasil de Fórmula 1 vê boa evolução em negociação

Tamas Rohonyi se reuniu pela segunda vez em uma semana com dirigentes da FOM e as partes chegaram a elaborar uma minuta de contrato até 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcio Fernandes/Estadão
Autódromo de Interlagos visto de cima
1 de 1 Autódromo de Interlagos visto de cima - Foto: Marcio Fernandes/Estadão

Em processo de negociação com a Fórmula 1, o promotor do GP do Brasil esteve em nova reunião com a direção da FOM nesta semana, em Londres. Sem revelar detalhes sobre a conversa, Tamas Rohonyi vê as tratativas em boa evolução e diz que as duas partes discutem detalhes do contrato. São Paulo tenta renovar o vínculo com a F-1 em meio a uma disputa com o Rio de Janeiro.

Trata-se da segunda reunião entre Tamas e dirigentes da FOM em uma semana, na capital britânica. A primeira, na quarta-feira da semana passada, contou com as presenças do atual chefão da categoria, Chase Carey, e Duncan Llowarch, diretor financeiro da FOM. Neste primeiro encontro em Londres, as partes chegaram a elaborar uma minuta de um contrato de renovação até 2030. O atual vínculo entre São Paulo e F-1 se encerra em 2020.

Na nova reunião, realizada na quarta-feira (17/07/2019), Tamas e Carey avançaram nas conversas sobre a extensão do contrato, segundo o promotor brasileiro. Ele, contudo, evita estimar um prazo para finalizar a negociação, apesar de demonstrar otimismo. A negociação pode se estender porque a F-1 foca no momento nas tratativas com etapas cujo contrato se encerra neste ano, caso de Alemanha, Espanha e México.

Nos últimos dez dias, a categoria estendeu vínculos com o GP da Inglaterra e da Austrália, até 2024 e 2025, respectivamente. A prova britânica, disputada no tradicional Circuito de Silverstone, corria o risco de ficar de fora do calendário de 2020 da categoria.

A atual negociação entre São Paulo e F-1 vem levando mais tempo que as anteriores, que vêm mantendo a capital paulista no calendário da categoria desde 1990, sem interrupções. O vínculo vigente, até 2020, foi assinado ainda em 2014, sem maiores dificuldades. As diferenças desta para as negociações passadas são a saída de Bernie Ecclestone no comando da F-1 e a concorrência do Rio de Janeiro.

Ecclestone deixou a função de diretor executivo da FOM no início de 2017, sendo substituído pelo norte-americano Chase Carey, designado como CEO da categoria pela Liberty Media, empresa que adquiriu a F-1 no mesmo ano. Ecclestone é próximo aos atuais dirigentes do GP do Brasil, o que facilitava as negociações.

Agora a cidade de São Paulo tem a concorrência do Rio de Janeiro, que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e a liderança do empresário JR Pereira, presidente do consórcio Rio Motorsport – a empresa venceu a licitação para construir o autódromo de Deodoro, em maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?