Piloto russo perde licença depois de fazer gesto nazista em pódio
Além da perda de licença, o caso foi encaminhado à Justiça Desportiva e está sendo investigado pela Federação Internacional de Automobilismo
atualizado
Compartilhar notícia
O Automóvel Clube da Itália (ACI), entidade que gere o esporte a motor no país, anunciou que revogaram a licença do piloto de kart Artem Severiukhin, que fez um suposto gesto nazista no pódio após vitória na etapa de Portimão do Campeonato Europeu, no último domingo (10/4). O gesto foi classificado como “indescritível e inaceitável” pela ACI.
“Severyukhin demonstrou falta de respeito não apenas com os valores universais que sempre inspiraram todo esporte, mas também com a humanidade, dignidade e convivência civil”, declarou a nota.
Além da perda de licença, o caso foi encaminhado, pela entidade, à Justiça Desportiva para a aplicação de outras sanções. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) também já prometeu que investigará o ocorrido e em breve detalhará as ações que serão tomadas.
O contrato do piloto de 15 anos com a equipe Ward Racing, pela qual corria na categoria OK, ainda foi rescindido.
Apesar de ser russo, Severyukhin tem licença automobilística italiana, como uma forma de escapar das restrições impostas após a invasão da Rússia à Ucrânia. Essa também tem sido a escolha de outros pilotos russos.
De acordo com a ACI, os regulamentos da FIA permitem que pilotos de quaisquer nacionalidades tenham liberdade de obter licenças de outros países visando o crescimento esportivo pessoal e a tradição local.
Em seu perfil do Instagram, Artem pediu desculpas pelo ocorrido, dizendo que seu gesto no pódio era um mero agradecimento para torcedores, que se trata de um mal entendido e que não apoia o nazismo. Ele deu dois tapas no peito antes de esticar o braço com a mão aberta, em sinal muito semelhante ao usado por fascistas e nazistas.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes