Piloto brasiliense Enzo Elias lidera Porsche Carrera Cup aos 17 anos
Em apenas seis anos de automobilismo, o jovem acumula títulos e vive a expectativa de ser campeão em uma das principais categorias do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Aos 17 anos, Enzo Elias carrega o nome de Brasília a mais de 200km/h na Porsche Carrera Cup. Entre os prodígios do automobilismo, o jovem lidera o campeonato após disputar três das nove etapas da temporada. O próximo desafio será o primeiro dele fora do país, em Estoril, Portugal, em 2 de agosto.
“Estou ansioso por isso. Em relação à pista, também será novidade para a maioria do grid. Só um ou dois andaram lá. Creio que quem pegar as manhas da pista, se adaptar melhor ao traçado, vai ter vantagem”, projeta Enzo. Como nunca esteve no autódromo de Estoril, o piloto busca se aproximar ao máximo da realidade em simuladores. Além disso, trabalha o físico na academia e em treinos no kartódormo do Guará.
Focado 100% no próximo desafio, o brasiliense nem parece o garoto que, há seis anos, ainda não tinha sentido o cheiro de gasolina de perto. Enzo iniciou no automobilismo mais tarde do que os craques do volante estão acostumados. “O meu primeiro contato com o kart foi aos 11 anos, o que é considerado tarde, já que muitos começam com uns 5.” O tempo de atraso, no entanto, não tem prejudicado em nada a promissora carreira. Prova disso é a prateleira do quarto de casa, que já conta com troféus e títulos individuais. Só em 2015, ele foi tetracampeão em provas de kart, além do vice-campeonato Paulista. “Trabalhamos a vida toda para estar neste momento. É muito gratificante ver o trabalho de seis anos atrás rendendo frutos agora.”
Em 2018, Enzo Elias foi selecionado para disputar uma vaga no Porsche Carrera Cup Brasil Junior Program, edição brasileira do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da montadora alemã. Ficou entre os quatro melhores, sendo o mais jovem entre todos.
Agora aos 17 anos, o piloto brasiliense nunca esteve tão ligado e certo de que seu futuro é no automobilismo. A liderança da temporada da categoria Sprint 3.8 da Porsche Carrera Cup o anima, mas não ilude em relação ao que ainda precisa conquistar. “É bom (ser o líder), mas ao mesmo tempo complicado. A cobrança por resultado passa a ser maior, os adversários focam mais em você. É difícil virar o líder, mas é mais difícil se manter. E é para isso que estamos trabalhando”.
Ver essa foto no Instagram
Fórmula 1
Entre os destaques de uma das principais categorias de carro de turismo do Brasil, Enzo sonha alto e não descarta uma chegada à Fórmula 1. “Meu grande sonho é ser um profissional que defenda uma grande marca no automobilismo. Em carros de fórmula ou turismo, o tempo vai dizer”, planeja.
Confira a classificação da Srpint 3.8
1) Enzo Elias – 118 pontos
2) Felipe Baptista – 106 pontos
3) Matheus Iorio – 96 pontos
4) Marcelo Tomasoni – 73 pontos
5) Urubatan Junior – 60 pontos
6) Nelson Monteiro – 57 pontos
7) Fran Lara – 56 pontos
8) Ramon Alcaraz – 38 pontos
9) Marco Billi – 36 pontos
10) Nelsinho Marc – 30 pontos
11) Chico Horta – 30 pontos
12) Ayman Darwich – 22 pontos
13) Cesar Urnhani – 22 pontos
14) Paulo Totaro – 21 pontos
15) Murilo Coletta – 20 pontos
16) André Gaidzinski – 17 pontos
17) Eduardo Menossi – 15 pontos
18) Raphael Reis – 12 pontos
19) Leonardo Sanchez – 10 pontos
20) José Carlos Vitte – 10 pontos
21) Alessandro Marchini – 7 pontos
22) Gustavo Kiryla – 5 pontos
23) SangHo Kim – 4 pontos
24) Zeca Feffer – 3 pontos
25) Matheus Coletta – 0 ponto