Pedro Clerot é o mais jovem vencedor de automobilismo no Brasil
Apesar da pouca idade, o garoto brasiliense já conquistou uma vitória, uma pole e quatro pódios na Fórmula Delta
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da pouca idade, Pedro Clerot já vai escrevendo a sua história no automobilismo brasileiro. Neste domingo (29/8), o brasiliense de 14 anos conquistou sua primeira vitória na Fórmula Delta, categoria do campeonato paulista da modalidade, e passou a ser o atleta mais jovem a conseguir tal feito nesse espirte no Brasil. Com a pouca idade, ele também é o mais novo a conquistar uma pole position.
Apaixonado por carros desde muito novo, Pedro conta com o apoio dos pais para trilhar o seu caminho nas corridas. “Na verdade, ele sempre foi muito apaixonado por carros, então a gente não tem ninguém na família que é ligado a isso, piloto nem nada”, disse ao Metrópoles Ana Lia Clerot, mãe do piloto, comemorando a maturidade do filho, que viaja sozinho para as provas, mesmo sendo menor de idade.
“Geralmente, esse acaba sendo um esporte que a criança cresce naquele meio dos pais e acaba gostando. Com ele foi bem diferente, foi ele que pedia muito para a gente colocar e eu e meu marido acabamos levando”, completou.
Como não poderia deixar de ser, Ana, orgulhosa, exalta os feitos de Pedro. “A gente está muito feliz, porque ele é muito dedicado e realmente muito disciplinado. Ele realmente tem um dom, um bom histórico. Ele treina bastante no simulador, treina bastante a parte física e mental, tudo o que ele pode fazer para estar mais focado e mais preparado, ele faz. É muito merecedor dele”, falou.
Convidado para fazer um teste na Fórmula Delta em maio, Clerot surpreendeu a todos e foi muito bem. Logo na primeira corrida, ele subiu ao pódio e ficou com a terceira colocação. Alguns meses depois, em julho, ele fez a pole position e marcou a história do automobilismo brasileiro.
“Quando eu completei a volta da pole, o engenheiro me falou ‘nos boxes a gente conversa’. Então eu realmente não sabia se eu tinha sido pole ou não. E, quando eu cheguei, ele disse que eu tinha conseguido, eu fiquei muito feliz e tudo o mais”, conta o piloto.
“Foi uma sensação muito boa ter batido esse recorde, porque não é muito comum hoje no mundo ter piloto de 14 anos. Tem poucos lugares no mundo que aceitam esse tipo de coisa. Então para mim foi um momento muito especial”. Sua participação na categoria só foi possível porque o regulamento diminuiu em 1 ano a idade mínima para pilotar um carro.
Primeira vitória
Após bater na trave mais de uma vez, a glória veio neste domingo (29/8). “Em outra corrida, eu estava em primeiro, mas o meu carro quebrou quando eu era o mais rápido. Hoje, a vitória veio e eu fiquei muito feliz, porque já estava na hora de acontecer depois de tanto tempo batendo na trave. Então, eu já agradeci todo mundo, é uma sensação muito boa, porque para mim já tinha passado um pouco do ponto de ter acontecido”, comentou o menino.
Pedro Clerot, que é bicampeão brasiliense de Kart, tem o sonho de chegar à Fórmula 1, mesmo sabendo das complicações. Ele deixou claro qual seu desejo para o futuro: “Estando guiando um carro e mantendo minha vida, eu estou feliz”, concluiu.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.