Na “terra de Verstappen”, Lewis Hamilton busca frear avanço da Red Bull
Fórmula 1 retorna à Holanda, para o circuito de Zandvoort, após 36 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Após complicações com o clima que só permitiram uma volta completa no Grande Prêmio da Bélgica, os fãs da Fórmula 1 estão na expectativa para a primeira corrida da categoria após mais de um mês de férias. E o local da corrida é Zandvoort, na Holanda, fora do calendário da F1 há 36 anos. A Band anuncia a transmissão da prova a partir das 9h30 deste domingo (5/9).
Confira mais detalhes sobre a 14ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 abaixo:
O campeonato
Mesmo sem capacidade total devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, 70 mil pessoas poderão comparecer por dia a Zandvoort, um mar laranja que deve torcer em peso para Max Verstappen. O piloto de 23 anos segue na cola para destronar Lewis Hamilton da liderança do campeonato — apenas três pontos separam o holandês do britânico.
Com menos de 75% da corrida na Bélgica realizada, os pilotos receberam apenas metade da pontuação, medida que acabou beneficiando George Russell, da Williams, que conseguiu o primeiro pódio da sua carreira graças ao surpreendente no treino classificatório, que lhe rendeu a 2ª posição.
Outros candidatos a estragar a competição entre Hamilton e Verstappen e entre Mercedes e Red Bull são as Ferraris — Sainz e Leclerc andaram bem nos treinos livres, assim como Esteban Ocon, vencedor do GP da Hungria, que pode pintar novamente como surpresa no pelotão da frente.
Confira a classificação do Mundial de Pilotos e Construtores abaixo:
O treino classificatório
Max Verstappen cravou a pole position e, com isso, aumentam as chances de o holandês recuperar a liderança do Mundial de Pilotos neste domingo. o piloto da Red Bull dominou completamente o treino para o GP da Holanda, em Zandvoort, com 1min08s885.
Verstappen fez a sétima pole position na temporada, superando Lewis Hamilton, da Mercedes, por apenas 38 milésimos. Valtteri Bottas fez o terceiro tempo. Red Bull e o holandês fizeram enorme festa com o resultado diante de enorme vibração das arquibancadas dominadas pela cor laranja. O piloto subiu no carro para agradecer o apoio do público.
Detalhes sobre o circuito de Zandvoort
Distância: 4.259m
Número de voltas: 72
DRS – 2 zonas
Zona 1: após a curva 10
Zona 2: reta dos boxes
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios).
Curiosidades
O circuito de Zandvoort possui uma famosa curva conhecida como Tarzan. Uma das teorias sobre o porquê desse nome afirma que, quando a pista foi feita, em 1948, um homem cujo apelido era Tarzan só aceitou ceder o terreno de seu jardim para o circuito caso a curva fosse batizada com seu nome.
Outra teoria afirma que Tarzan era simplesmente o apelido da máquina usada para fazer a pista.
O último GP da Holanda
A última corrida disputada em Zandvoort aconteceu em 25 de agosto de 1985, uma prova histórica por ter marcado a última das 25 vitórias da carreira do tricampeão mundial Niki Lauda, que se aposentadoria ao final da temporada. O pódio ainda contou com Alain Prost, em segundo, e Ayrton Senna, ainda na Lotus, em terceiro. Nelson Piquet havia feito a pole position no treino classificatório, mas ficou parado no grid na largada.