metropoles.com

Na “terra de Verstappen”, Lewis Hamilton busca frear avanço da Red Bull

Fórmula 1 retorna à Holanda, para o circuito de Zandvoort, após 36 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images
Formula 1
1 de 1 Formula 1 - Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Após complicações com o clima que só permitiram uma volta completa no Grande Prêmio da Bélgica, os fãs da Fórmula 1 estão na expectativa para a primeira corrida da categoria após mais de um mês de férias. E o local da corrida é Zandvoort, na Holanda, fora do calendário da F1 há 36 anos. A Band anuncia a transmissão da prova a partir das 9h30 deste domingo (5/9).

Confira mais detalhes sobre a 14ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 abaixo:

O campeonato

Mesmo sem capacidade total devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, 70 mil pessoas poderão comparecer por dia a Zandvoort, um mar laranja que deve torcer em peso para Max Verstappen. O piloto de 23 anos segue na cola para destronar Lewis Hamilton da liderança do campeonato — apenas três pontos separam o holandês do britânico.

Com menos de 75% da corrida na Bélgica realizada, os pilotos receberam apenas metade da pontuação, medida que acabou beneficiando George Russell, da Williams, que conseguiu o primeiro pódio da sua carreira graças ao surpreendente no treino classificatório, que lhe rendeu a 2ª posição.

Outros candidatos a estragar a competição entre Hamilton e Verstappen e entre Mercedes e Red Bull são as Ferraris — Sainz e Leclerc andaram bem nos treinos livres, assim como Esteban Ocon, vencedor do GP da Hungria, que pode pintar novamente como surpresa no pelotão da frente.

Confira a classificação do Mundial de Pilotos e Construtores abaixo:

O treino classificatório

Max Verstappen cravou a pole position e, com isso, aumentam as chances de o holandês recuperar a liderança do Mundial de Pilotos neste domingo. o piloto da Red Bull dominou completamente o treino para o GP da Holanda, em Zandvoort, com 1min08s885.

Verstappen fez a sétima pole position na temporada, superando Lewis Hamilton, da Mercedes, por apenas 38 milésimos. Valtteri Bottas fez o terceiro tempo. Red Bull e o holandês fizeram enorme festa com o resultado diante de enorme vibração das arquibancadas dominadas pela cor laranja. O piloto subiu no carro para agradecer o apoio do público.

Detalhes sobre o circuito de Zandvoort

Distância: 4.259m
Número de voltas: 72
DRS – 2 zonas
Zona 1: após a curva 10
Zona 2: reta dos boxes
Pneus disponíveis: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios).

Curiosidades

O circuito de Zandvoort possui uma famosa curva conhecida como Tarzan. Uma das teorias sobre o porquê desse nome afirma que, quando a pista foi feita, em 1948, um homem cujo apelido era Tarzan só aceitou ceder o terreno de seu jardim para o circuito caso a curva fosse batizada com seu nome.

Outra teoria afirma que Tarzan era simplesmente o apelido da máquina usada para fazer a pista.

O último GP da Holanda

A última corrida disputada em Zandvoort aconteceu em 25 de agosto de 1985, uma prova histórica por ter marcado a última das 25 vitórias da carreira do tricampeão mundial Niki Lauda, que se aposentadoria ao final da temporada. O pódio ainda contou com Alain Prost, em segundo, e Ayrton Senna, ainda na Lotus, em terceiro. Nelson Piquet havia feito a pole position no treino classificatório, mas ficou parado no grid na largada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?